terça-feira, 20 de novembro de 2012

PROJETO COM A MÃO NA ARTE - ANO 2012


A Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista pode ser considerada como um grande potencial de amadores na pintura. Não e de hoje que temos muitos alunos que se destacam nas aulas de artes, especialmente, nas atividades práticas que envolvem pintura. Desta forma, percebeu-se que seria necessário direcionar nosso olhar para a busca de novos talentos.
As artes plásticas de um modo geral estão presentes no nosso dia-a-dia, e os jovens precisam aprender a dar mais valor á pintura, percebendo que ‘’a arte de desenhar e pintar são uma das mais formidáveis expressões da vida’’.
Desta forma, buscamos através deste projeto, construir um espaço para que os estudantes de nossa escola possam manifestar-se artisticamente, sem perder suas raízes artísticas.
Em 2001, realizamos uma experiência na escola, implantando um concurso de pinturas que foi realizada com muita dificuldade, devido a falta de recursos, como: tintas, tecidos, pinceis, profissionais na área e outras. Mesmo assim, o projeto foi sucesso.
Acredita-se, portanto, que o projeto ‘’Com a Mão na Arte’’, possa mobilizar toda a comunidade escolar, oportunizando-lhes, a liberdade artística de expressar seus talentos e despertar em toda a apreciação pelo belo e o desejo de inventar e reinventar.

ALUNOS FINALISTAS DO PROJETO COM A MÃO NA ARTE 2012
JURADOS: NETO , EVANE, ROSIANE, CECILIA E MILENE


TELAS


GRAFITE


OS VENCEDORES

TELAS

1º LUGAR - GLEBSON SOMBRA AGUIAR

2º LUGAR - INÁCIO PEREIRA DE ARAÚJO

3º LUGAR - CAIRO OLIVEIRA

GRAFITE

1º LUGAR - MANOEL DE JESUS NOGUEIRA DA SILVA

2º LUGAR - IRIS IZABEL DA SILVA CAVALCANTE

3º LUGAR - ALFREDO RAIADIO

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

PROFESSOR VALTAMIR E JAPÃO

PROFESSORES VALTAMIR, ALDOMI E JAPÃO

ALUNOS INÁCIO E MARCELO

IMAGENS



DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

DESTAQUE

PROJETO "RESPEITO NÃO TEM COR TEM CONSCIÊNCIA" ACONTECE NESTA SEXTA FEIRA NA ESCOLA DJALMA BATISTA.

Professores das áreas de História e Geografia da Escola Estadual de Ensino Médio Djalma da Cunha Batista em parceria com a equipe ge...

MAIS VISITADAS