segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é uma data universal

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

ABANFACRE REALIZA PALESTRA SOBRE FANFARRAS E BANDAS NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ

Associação de Bandas e Fanfarras do Acre – ABANFACRE
No dia 28 de abril de 2012, aconteceu no auditório da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista uma palestra sobre fanfarras e bandas no município de Tarauacá, realizada pela Associação de Bandas e Fanfarras do Acre – ABANFACRE em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esportes – SEE e Prefeitura Municipal de Tarauacá, atraves da Secretaria Municipal de Educação. Os palestrantes foram o Presidente da Abanfacre e músico Leandro Muniz e o Vice-presidente da Abanfacre, professor de música e maestro Abdias Costa. O objetivo dessa primeira pelastra foi iniciar um trabalho de profissionalização das fanfarras existentem em Tarauacá, visto que a maioria não dispoe de profissionais habilitados nessa áres como regentes, coreografos e percussionistas. 

“Está se iniciando um novo tempo para as bandas de fanfarra de Tarauacá”, disse o presidente da Abanfacre senhor Leandro Muniz. Essa nova parceria entre a Abanfacre, a SEE e a Prefeitura Municipal de Tarauacá beneficiará muitos jovens da cidade de Tarauacá, frisou o maestro Abdias. 

O evento teve representantes de todas as escolas estaduais e municipais de nossa cidade, muitos professores e alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre a organização das fanfarras, as categorias existentes e sobre os requisitos básicos para uma competição, pois o objetivo é preparar as bandas existentes em Tarauacá para a competição regional que acontecerá em agosto deste ano na cidade de Cruzeiro do Sul, se forem classificadas as bandas irão competir no campeonato estadual em Rio Branco, com uma vaga para o campeonato nacional que acontece fora do estado.Para o mês de maio, estão previstas oficinas nas áreas de coreografos, mor, balizas e percussão. O empenho dos gestores das escolas neste momento é fundamental para o sucesso deste projeto que está se iniciando.


do blog música e matemática

DESTAQUE

  EDITAL DE CONVOCAÇÃO     ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA                         O Presidente da Federação Acreana de Basketball (F...