Escolas de ensino médio terão projetos para combater a evasão e repetência

O combate à evasão no ensino médio e a elevação do Ideb são desafios que se colocam diante dos gestores públicos atualmente no Estado. Para enfrentar esse problema, o governo estadual, através da Secretaria de Educação, vai implantar uma série de ações nas escolas de ensino médio. Nesta quarta-feira, 13, gestores, coordenadores pedagógicos, psicólogos e técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) se reuniram com o diretor de inovação, Marco Brandão, para conhecer esses projetos e a forma como eles vão atender aos estudantes.
Foram apresentadas cinco atividades que entrarão em prática ainda neste primeiro semestre e vão mobilizar estudantes e professores das 19 escolas de ensino médio de Rio Branco. Orientação vocacional; portal do NTE com indicações de recursos digitais; criação de um simulado online para estudantes concluintes; oficinas para construção de projetos e um programa no estilo quiz, produzido por uma TV local, são as ações sugeridas aos gestores escolares.
De acordo com Marco Brandão, os projetos vão contribuir para que a evasão e a repetência nessa modalidade diminuam. “Nosso foco central é garantir o aluno na escola. Esperamos que essas ações se consolidem nesses quatro anos como política de governo, e que isso reflita nos indicadores”, explicou. Marco ressaltou ainda que haverá um banco de dados dos projetos criados pelas escolas para que sejam socializados através da internet. “Nossa intenção é alimentar o portal do NTE e torná-lo interativo”, disse.
Os testes vocacionais serão aplicados por psicólogos e estudantes do curso de psicologia da Uninorte. Os acadêmicos visitarão as unidades e aplicarão questionários, além de realizarem palestras sobre o tema. No portal do NTE, que entrará no ar até o fim deste mês, o estudante poderá acessar objetos educacionais, jogos que estimulem o aprendizado, quiz sobre assuntos relacionados ao currículo escolar, cursos online e muitas indicações de bibliografias.
Para o diretor da escola Glória Perez, Valmir Nicácio, as iniciativas são positivas, desde que haja uma boa articulação e coordenação. “Vejo com isso a possibilidade de muitas melhorias no ensino. Nesse momento, a maior dificuldade não é a de recurso, mas de espaço e pessoal. Resolvendo isso, equacionamos todos os problemas”, diz o gestor.
Diretora de uma das maiores escolas da capital, o Colégio Barão do Rio Branco, Meiry Souza acredita que as ideias têm tudo a ver com o mundo escolar. “Todos nós estamos abertos para desenvolver os trabalhos apresentados.”
Programa de TV com as escolas
Além do apoio de instituições de ensino superior, as escolas vão contar com a colaboração de uma equipe de profissionais de comunicação da TV União, canal 13, integrantes do programa Urbanos. 
O programa pretende dar uma visão geral do ambiente escolar e do que os alunos estão produzindo. “Queremos divulgar para a comunidade o que os jovens estão realizando de bom nas escolas, além de estimulá-los a buscar mais conhecimentos através de quiz culturais. Com isso, estamos ajudando a se prepararem para o vestibular”, afirma Felipe Galão, produtor do Urbanos. 

fonte da informação: Agência de Notícias do acre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DJALMA BATISTA, ABRE PROCESSO DE MATRÍCULAS PARA 2019

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)