sábado, 16 de abril de 2011

Escolas de ensino médio terão projetos para combater a evasão e repetência

O combate à evasão no ensino médio e a elevação do Ideb são desafios que se colocam diante dos gestores públicos atualmente no Estado. Para enfrentar esse problema, o governo estadual, através da Secretaria de Educação, vai implantar uma série de ações nas escolas de ensino médio. Nesta quarta-feira, 13, gestores, coordenadores pedagógicos, psicólogos e técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) se reuniram com o diretor de inovação, Marco Brandão, para conhecer esses projetos e a forma como eles vão atender aos estudantes.
Foram apresentadas cinco atividades que entrarão em prática ainda neste primeiro semestre e vão mobilizar estudantes e professores das 19 escolas de ensino médio de Rio Branco. Orientação vocacional; portal do NTE com indicações de recursos digitais; criação de um simulado online para estudantes concluintes; oficinas para construção de projetos e um programa no estilo quiz, produzido por uma TV local, são as ações sugeridas aos gestores escolares.
De acordo com Marco Brandão, os projetos vão contribuir para que a evasão e a repetência nessa modalidade diminuam. “Nosso foco central é garantir o aluno na escola. Esperamos que essas ações se consolidem nesses quatro anos como política de governo, e que isso reflita nos indicadores”, explicou. Marco ressaltou ainda que haverá um banco de dados dos projetos criados pelas escolas para que sejam socializados através da internet. “Nossa intenção é alimentar o portal do NTE e torná-lo interativo”, disse.
Os testes vocacionais serão aplicados por psicólogos e estudantes do curso de psicologia da Uninorte. Os acadêmicos visitarão as unidades e aplicarão questionários, além de realizarem palestras sobre o tema. No portal do NTE, que entrará no ar até o fim deste mês, o estudante poderá acessar objetos educacionais, jogos que estimulem o aprendizado, quiz sobre assuntos relacionados ao currículo escolar, cursos online e muitas indicações de bibliografias.
Para o diretor da escola Glória Perez, Valmir Nicácio, as iniciativas são positivas, desde que haja uma boa articulação e coordenação. “Vejo com isso a possibilidade de muitas melhorias no ensino. Nesse momento, a maior dificuldade não é a de recurso, mas de espaço e pessoal. Resolvendo isso, equacionamos todos os problemas”, diz o gestor.
Diretora de uma das maiores escolas da capital, o Colégio Barão do Rio Branco, Meiry Souza acredita que as ideias têm tudo a ver com o mundo escolar. “Todos nós estamos abertos para desenvolver os trabalhos apresentados.”
Programa de TV com as escolas
Além do apoio de instituições de ensino superior, as escolas vão contar com a colaboração de uma equipe de profissionais de comunicação da TV União, canal 13, integrantes do programa Urbanos. 
O programa pretende dar uma visão geral do ambiente escolar e do que os alunos estão produzindo. “Queremos divulgar para a comunidade o que os jovens estão realizando de bom nas escolas, além de estimulá-los a buscar mais conhecimentos através de quiz culturais. Com isso, estamos ajudando a se prepararem para o vestibular”, afirma Felipe Galão, produtor do Urbanos. 

fonte da informação: Agência de Notícias do acre

Nenhum comentário:

DESTAQUE

DJ TIAGO ALBUQUERQUE COMANDARÁ A FESTA MISS E MISTER ENSINO MÉDIO NESTE SÁBADO

Quem vai comandar a festa Miss e Mister Ensino Médio 2017  é o Dj Tiago Albuquerque.  Nascido na cidade de Tarauacá-AC, Tiago é atual...

MAIS VISITADAS