Assuntos mais recorrentes e os temas mais cobrados no Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio. Desta forma, o exame cobra conteúdos aprendidos durante esses três anos. Mas como se preparar para todo esse conteúdo? O fato é que apesar do grande volume de material a ser estudado para conquistar uma boa nota, alguns temas precisam de mais atenção e costumam aparecer com mais frequência.

O número de matérias, temas e assuntos presentes no Enem é bem extenso e mesmo quem tem muito tempo disponível para estudar deve saber onde focar os assuntos. O BLOG EDUCAÇÃO listou os cinco assuntos que mais caem no Enem. Confira:

Ciências Humanas e suas Tecnologias

O Enem cobra 45 questões das disciplinas que integram a área de Ciências Humanas, no caso, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Os temas que podem ser abordados são bastante abrangentes. No entanto, dois eixos temáticos são apontados: o primeiro trata do exercício da cidadania e da reivindicação por liberdade; o segundo é o dos direitos humanos, incluindo igualdade de gênero, racismo e homofobia.

O Enem costuma priorizar a História do Brasil. No século XIX, a atuação de movimentos sociais no Brasil envolve principalmente a luta pela emancipação dos escravos e a posterior inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Alguns temas são mais recorrentes, como problemas urbanos, situação rural brasileira e questão ambiental.

Física

A principal dica é que o candidato estude bastante os tópicos relacionados a mecânica, energia e eletricidade. Fenômenos ondulatórios e um pouco de óptica também costumam aparecer. Perguntas que envolvem, por exemplo, contas de energia elétrica relacionando a energia consumida com a potência de aparelhos, utilização e propagação de ondas eletromagnéticas e hidrostática, energia térmica.

Em termos de conteúdo específico, temas ligados a transformações de energia, energia térmica, mecânica newtoniana e eletricidade, principalmente envolvendo circuitos elétricos de residências, são os mais pedidos na prova.

Química

Nos últimos quatro anos a prova de Química do Enem ficou bem semelhante às provas dos vestibulares tradicionais, que envolvem chuva ácida, aquecimento global, tratamento da água e destruição da camada de ozônio. Estequiometria, termoquímica, geralmente pedindo o cálculo da quantidade de calor liberado na queima de diferentes materiais, como combustíveis, e equilíbrios químicos também são comuns. Em química orgânica, o que tem sido pedido e é fundamental que se saiba, é o reconhecimento das funções orgânicas.

Biologia

O Enem costuma cobrar os temas de Biologia em assuntos do cotidiano e questões interdisciplinares na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tema mais cobrado é ecologia, seguido por evolução, fisiologia e genética. É muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do enunciado, especialmente do último parágrafo em que se encontra a pergunta, além das alternativas que, muitas vezes, podem conter alguma dica para a resolução.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A maior parte das questões do Enem, de todas as matérias, depende de uma boa capacidade de interpretação de texto e leitura. Na prova de Linguagens, essa habilidade é, sem comparação, a mais importante e a mais abordada. O estudante deve focar a atenção também nas figuras de linguagem, em ambiguidade, intertextualidade, síntese e resumo, além de literatura e gêneros textuais.

A prova de língua estrangeira do Enem também nunca deixa de cobrar interpretação de texto em charges e letras de música, que costumeiramente vêm acompanhadas de linguagem coloquial e duplo sentido. Em questões com charge ou tirinha, normalmente o exame pede que o aluno explique a piada, o que pode gerar confusão na hora de interpretar o fator que provoca o humor.

Matemática e suas Tecnologias

A prova de Matemática costuma ser uma das mais temidas pelos alunos, especialmente no Enem, que apresenta questões com vários níveis de dificuldade, e as perguntas realmente complicadas são mais raras. A prova é forrada de gráficos, tabelas, esquemas e infogramas que devem ser interpretados com cuidado. A análise dos dados apresentados é constante na prova, mas não é suficiente sem as aplicações de conhecimentos específicos.

Entre os assuntos mais recorrentes no Enem desde 2009, estão funções, cálculo de área, volume e perímetros, seno, cosseno e tangente, probabilidade, análise combinatória, progressão aritmética e geométrica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DJALMA BATISTA, ABRE PROCESSO DE MATRÍCULAS PARA 2019

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)