sexta-feira, 11 de março de 2011

Primeira reunião do Conselho Escolar do Ensino Médio

Membros do Conselho Escolar do Ensino Médio

O Conselho Escolar da Escola Djalma Batista reuniu-se na tarde desta sexta feira, 11 de março para  discutir algumas questões importantes que dependem de sua avaliação e apreciação.

A principal pauta foi apresentação da Proposta de Plano de Ação Pedagógica - Ensino Médio Inovador (PAP-EMI 2011), que vem sendo elaborada há mais de três semana pela equipe técnica e pedagógica da escola, define ações pedagógicas dentro das referências curriculares propostas pelo programa e também o gerenciamento dos recurso destinados ao financiamento dessas ações.

O Conselho tratou também das questões referentes à violência e ao consumo de droga na escola. Os membros do Conselho foram unânimes em admitir que esses são problemas delicados, que a escola trate caso a caso, porém, que a comunidade escolar não deve ser tolerante com excessos dentro da unidade de ensino.

Por último o Diretor Francisco Souza fez um esboço geral das bases do Projeto Pedagógico da escola, ainda em construção, falou sobre a Proposta do Governo através do Pacto pela Educação e do Programa Ensino médio Inovador.

O Conselho Escolar da Escola de Ensino Médio Djalma Batista tem como Presidente o Sr. Jorge Braga  de Oliveira e é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.


Presidente Jorge Braga de Oliveira

CONSELHOS ESCOLARESAs famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais,estudantes,professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.




Nenhum comentário:

DESTAQUE

ESCOLA DJALMA BATISTA PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO EM HOMENAGEM ÀS MÃES

A Direção da Escola de Ensino Médio Djalma Batista, ofereceu, na noite do último sábado (20),  um jantar de confraternização para as se...

MAIS VISITADAS