Escola Djalma Batista tem desempenho positivo no ENEM

Diretor Francisco das Chagas de Souza (Moço)

A direção da Escola Djalma Batista avalia como positivo o desempenho da instituição de ensino na prova do Ministério da Educação. Da lista de 72 estabelecimentos de ensino do Estado, entre rede pública e privada, a escola está na 19ª posição. 

COLÉGIO: ESC DR DJALMA DA CUNHA BATISTA 
REDE: PÚBLICA
MÉDIA OBJETIVA: 468 
MEDIA REDAÇÃO: 576.94 
MÉDIA TOTAL: 520.72 
TAXA DE PARTICIPAÇÃO: 21,7

93% das escolas acreanas melhoraram na prova objetiva e 60% melhoraram na média global

A qualidade do ensino público do Estado do Acre mais uma vez é destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Prova disso, foi o resultado do Exame divulgado nesta segunda-feira, 12. Dentre os bons resultados apresentados está o da curva ascendente de desempenho das escolas públicas acreanas, que tem se mantido ao longo dos anos em relação à média das escolas públicas do país; outro dado foi à elevação da média geral dos estados; e ainda, a elevação da nota específica de cada escola com a média de pontuação do estado de 522 pontos, sendo a média nacional 537.

Outra informação relevante é que 93% das escolas acreanas melhoraram na prova objetiva e 60% melhoraram na média global. Criado com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, com participação voluntária dos concluintes ou egressos do ensino médio, o ENEM, a partir de 2009 passou a ter novos objetivos, como o acesso ao ensino superior, a certificação de jovens e adultos no ensino médio, a revisão curricular do ensino médio, que serve de subsídios para as políticas educacionais em todos os níveis.

Segundo o Secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Daniel Zen, no Acre, o compromisso do governo do Estado é garantir o acesso e a permanência de todos na escola, independentemente do local de moradia ou condição socioeconômica. O que levou a SEE a oferecer programas inovadores como o Asas da Florestania, que tem como objetivo garantir que os adolescentes e jovens da zona rural e locais de difícil acesso possam cursar e concluir o ensino médio.

Ainda segundo, Daniel Zen, “ao se analisar os resultados das avaliações externas realizadas pelo MEC, percebe-se que o Acre apresenta resultados consistentes na Prova Brasil, no SAEB e no ENEM ao longo dos anos. Diferentemente de muitos estados, cujos resultados oscilam, no caso do Acre, o desempenho dos alunos apresenta uma linha ascendente positiva em todas as avaliações”, revela.

O acesso ao ensino superior em parte das universidades públicas do país provocou o crescimento no número de alunos participantes do ENEM em 2010, com uma elevação superior a 800 mil inscritos em relação ao exame de 2009.

A SEE se antecipou as mudanças propostas pelo MEC no ensino médio e no ENEM eelaborou a sua proposta curricular e planejou as formações oferecidas aos professores ao longo de 2010 e 2011. É visando também elevar a qualidade das escolas de ensino médio que a Secretaria pretende iniciar agora em outubro a discussão com todas as escolas da proposta de educação integral, como um novo patamar de ensino a ser oferecido a todos os alunos.

Se em 2005 o Acre ocupava no IDEB a 15ª posição na 4ª série/5º ano, em 2009 passou a 10.a. Já em relação a 8ª serie/9º ano em 2005 ocupava a 4ª posição, em 2009 manteve a 4ª. No Ensino Médio, em 2005 o estado encontrava-se na 9ª posição e em 2009 na 7ª posição.

Para a coordenadora de Ensino Médio da SEE, Ligia Carvalho, o Acre conseguiu apresentar bons resultados no ENEM graça aos investimentos que estão sendo feitos no sistema de ensino visando melhorar a qualidade do ensino. “Os resultados do Exame Nacional apontam que o Acre alcançou média superior a média Brasil, isso nos mostra que estamos que estamos no caminho certo”, finalizou. (Com informações da Secretaria de Educação do Acre)

confira AQUI o resultado por escola



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DJALMA BATISTA, ABRE PROCESSO DE MATRÍCULAS PARA 2019

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)