Vai começar o maior evento cultural da nossa escola: VII Gincana Cultural do Ensino Médio
A Escola Djalma Batista realiza a partir do dia 13 de outubro, quinta feira, o maior e mais esperado evento cultural de seu calendário anual de atividades.
Com a participação e o envolvimento direto de toda a comunidade escolar, vai começar a sétima etapa da Gincana Cultural do Ensino Médio. Um atividade pedagógica com o objetivo de promover de forma alternativa a revisão dos conteúdos ministrados em todas as disciplinas oferecidas na grade curricular da escola.durante o ano.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO: O Projeto Escolar “Gincana Cultural” é uma iniciativa da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista em parceria com professores, alunos, funcionários e comunidade. Essa atividade pedagógica promove a interação entre os alunos, trabalhando a revisão dos conteúdos ministrados durante o ano, estimulando aptidões e promovendo a integração entre os três turnos.
Na primeira fase, a disputa acontece entre os alunos do mesmo turno, envolvendo as três séries e os conteúdos específicos. A segunda fase é a semifinal que é feita entre os turnos e por último a grande final.
JUSTIFICATIVA: O projeto nasceu da necessidade de se trabalhar as contribuições das diversas culturas, tanto na formação do homem, quanto na construção dos saberes, o empenho em oferecer uma nova forma de informar e valorizar a interação cultural e social. Neste sentido, esse projeto incentiva a realização de atividades sócio-cultural, que valoriza o respeito e a solidariedade, ajudando o aluno a compreender, a dar sentido as informações expostas, garantindo a aprendizagem significativa dos saberes humanos, científicos e tecnológicos, que lhes permita a inserção no cotidiano atual.
OBJETIVOS: a) Entender a importância dos temas transversais e promover a interdisciplinaridade, através de tarefas culturais, e de conhecimentos gerais, aumentando o desenvolvimento do saber e uso no convívio social; B) Estimular os alunos na busca de novos conhecimentos através de atividades pedagógicas diferenciadas; c) Oportunizar os alunos a testar suas habilidades nas várias áreas do conhecimento; D) Aprofundar conhecimentos gerais e por áreas de estudo; e) Oportunizar aos alunos testar suas habilidades nas varias áreas do conhecimento; e) Desenvolver atividades por meio da ludicidade, proporcionando a integração entre os alunos de todas as series
COMPETÊNCIAS /HABILIDADES: 1) Estimular os alunos na busca de conhecimentos, através de atividades pedagógicas diferenciadas; 2) Capacitar o aluno a realizar manifestações culturais em sua diversidade; 3) Entender a importância da comunicação falada no desenvolvimento do conhecimento e na vida social; 4) Promover a interdisciplinaridade através de tarefas culturais e recreativas propostas;
DA ORGANIZAÇÃO: A organização da gincana em forma geral é da equipe pedagógico-administrativa, no que se refere à coleta e seleção das questões específicas, elaboração das questões de conhecimentos gerais, provas, organização de tarjetas e painéis, decoração e arrumação do cenário, entre outros.
DO FUNCIONAMENTO:
Elaboração das questões: a) As questões serão elaboradas por todos os professores das três séries e todas as disciplinas, exceto os professores/coordenadores de grupo e b) Será realizada uma oficina pedagógica por área de estudo para elaboração das questões.
Formação dos Grupos: Os grupos serão formados por 15 componentes cada, sendo distribuídos cinco alunos do 1º ano, cinco alunos do 2º ano e cinco alunos do 3º ano, com 01 suplente por série. O suplente poderá ser substituído por 01 titular, a qualquer momento da gincana, sob orientação do coordenador do grupo. A escolha dos componentes será feita pelos colegas da própria sala, mediante a sua assiduidade, habilidade e conhecimentos. A definição de titulares e suplentes será feita pelos professores. Serão permitidas 03 substituições por grupo na semifinal e final, sendo uma cada série.
Coordenação de Grupo: A seleção dos coordenadores de grupo será feita pela equipe gestora, observando e distribuindo pela experiência, agilidade, liderança e dinamismo com a função de reunir os alunos, formar e orientar grupos de estudos, estudar estratégias, motivar, acompanhar e ter toda responsabilidade com o grupo.
Eliminatória, semi-final e final: A eliminatória acontecerá entre dois grupos do mesmo turno, sendo vencedor o que obtiver maior número de ponto. A semifinal acontecerá entre os dois turnos que obtiverem o menor número de pontos. Na final disputará o turno que tiver o maior número de pontos na eliminatória X o vencedor da semifinal. Em casos de empate das equipes vencedoras na eliminatória, será considerado o grupo vencedor, aquele que obtiver o maior número de pontos no turno e na permanência de empate será decidido por sorteio. No caso de empate a comissão organizadora deverá ter questões de reserva (para todas as fases).
Apresentador, Jurados e Marcador de Placar: O apresentador da gincana será convidado antecipadamente pela comissão organizadora, que terá a função de dirigir a gincana dentro das normas estabelecidas neste regulamento, interagindo com a platéia, divulgando apoio, patrocínio, informe e apresentações culturais. O corpo de jurado será de cinco professores das diferentes áreas, os mesmos sejam de turnos diferentes, (final e semifinal), que será escolhido e divulgado pela comissão organizadora no momento da gincana, que terá a função de resolver quaisquer problemas que possam vir a acontecer com relação às questões e provas, sem mudar o presente regulamento. O marcador de placar também será convidado pela equipe no momento da gincana e terá a responsabilidade de verificar a pontuação e registrar no placar.
CONTEÚDO: Principais conteúdos trabalhados em todas as áreas e disciplinas no primeiro semestre de 2011, como também conhecimentos gerais e provas de habilidades e solidariedade.
METODOLOGIA: Aula expositiva, pesquisa bibliográfica, debates, estudo individual, perguntas e respostas, elaboração de questões e grupos de estudos.
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita mediante observação e desempenho do aluno no desenvolvimento do projeto, considerando os seguintes aspectos: Desempenho no grupo, Pesquisa e debate, Assiduidade e pontualidade, Agilidade em responder as perguntas e espírito competitivo.
RECURSOS UTLITIZADOS: Papel A4, Cartolina, Cola, Tinta para impressão, pincel, TNT, fita dupla face, fita adesiva transparente, barbante, papel cartão, material para as provas ( tarefas), livros, revistas e dicionários.
RECURSOS HUMANOS: Docentes, Alunos e equipe gestora. 11. BIBLIOGRAFIA: PCNs, referenciais curriculares, internet, revistas (Veja, Nova Escola, Mundo Jovem...) e livros paradidáticos.
BIBLIOGRAFIA: PCNs; referenciais curriculares, internet, revistas (Veja, Nova Escola, Mundo jovem...) e Ø Livros Paradidáticos.
DIVISÃO DAS TURMAS
MANHÃ
|
||
GRUPO “A”
|
||
NOME DO ALUNO
|
SÉRIE/TURMA
|
|
01
|
EDSON ASSIS DE ARAÚJO JÚNIOR
|
1ª “A”
|
02
|
SUSY MARINHO BISPO
|
1ª “A”
|
03
|
KAINÃ SILVA E SILVA
|
1ª “B”
|
04
|
MARIA DIEISA LAVA FIGUEIRÊDO
|
1ª “C”
|
05
|
ANTONIA ÉRICA MOURA DO VALE
|
1ª “D”
|
06
|
SAMUEL GOMES DA SILVA
|
1ª “E”
|
07
|
MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO CORREIA
|
2ª “A”
|
08
|
ALFREDO RAIADIO FREITAS DE
ARAÚJO
|
2ª “A”
|
09
|
JUMA VIEIRA CARVALHO
|
2ª “B”
|
10
|
TAYRINE DA SILVA AGUIAR
|
2ª “C”
|
11
|
JOSE ESTEVAM DA SILVA E SILVA
|
2ª “D”
|
12
|
ANTONIO JARDEL ALVES DE SOUSA
|
2ª “E”
|
13
|
ELIVELTON MENEZES PASSOS
|
3ª “A”
|
14
|
MATEUS TORQUATO DO NASCIMENTO
|
3ª “B”
|
15
|
ANTONIO LAILSON VIANA DA SILVA
|
3ª “B”
|
16
|
JOSE DOMINGOS PAULA DE SOUZA
|
3ª “C”
|
17
|
MARIA IANES LOPES DE ARAÚJO
|
3ª “C”
|
18
|
FRANCISCO FREDSON AVELINO DE
CASTRO
|
3ª “D”
|
COORDENADORES: EDFRANLIS, PATRÍCIA e ELENILSON
MANHÃ
|
||
GRUPO “B”
|
||
NOME DO ALUNO
|
SÉRIE/TURMA
|
|
01
|
SIDNEY LUSTOSA DOS SANTOS
|
1ª “A”
|
02
|
MARIA CRISCIANE SILVA MARTINS
|
1ª “B”
|
03
|
TÁRIQUE REBOUÇAS DE SOUZA
|
1ª “B”
|
04
|
ADRIA LORENA CASTRO NASCIMENTO
|
1ª “C”
|
05
|
KARINE DE MENEZES MELEIRO
|
1ª “D”
|
06
|
KATLIN FERREIRA BRASIL
|
1ª “E”
|
07
|
MARIA HELENA DE OLIVEIRA SILVA
|
2ª “A”
|
08
|
YAN DIAS DA SILVA
|
2ª “B”
|
09
|
WERLISSON ALENCAR LEITE
|
2ª “B”
|
10
|
IAGO CORREIA NOBRE
|
2ª “C”
|
11
|
MARIA DO LIVRAMENTO DA SILVA
|
2ª “D”
|
12
|
JOSE JEAN SOUZA DA SILVA
|
2ª “E”
|
13
|
CRÍNIA NASCIMENTO MELO
|
3ª “A”
|
14
|
MARGARIDA RAMOS CARIOCA NETA
|
3ª “A”
|
15
|
MARIO JÂNIO MAIA NERY JÚNIOR
|
3ª “B”
|
16
|
IARA DE PAIVA DA SILVA
|
3ª “C”
|
17
|
FRANCISCO DOUGLAS SILVA DE
ALCÂNTARA
|
3ª “D”
|
18
|
ROSIRALDO CAVALCANTE LIMA
JÚNIOR
|
3ª “D”
|
COORDENADORES: MARIA HELENA, VALTAMIR e GASPAR
TARDE
|
||
GRUPO “A”
|
||
NOME DO ALUNO
|
SÉRIE/TURMA
|
|
01
|
IVANNA ARAÚJO DA SILVA
|
1º “F”
|
02
|
ISRAEL AMORIM FERREIRA
|
1º “G”
|
03
|
JOSE EDSON NASCIMENTO
|
1º “H”
|
04
|
THAIS DA SILVA ALBUQUERQUE
|
1º “I”
|
05
|
MARGARIDA DO NASCIMENTO DE
FARIAS
|
PEEM 1
|
06
|
ADRIANO DA ROCHA PEREIRA
|
PEEM 2
|
07
|
JAINE RODRIGUES DA ROCHA
|
2º “F”
|
08
|
JANDERSON NERI CORREIA
|
2º “F”
|
09
|
RAIMUNDO NONATO DE ALBUQUERQUE
|
2º “G”
|
10
|
ELIANA COELHO PEREIRA
|
2º “H”
|
11
|
FRANCISCO RONE ARRUDA MAIA
|
2º “H”
|
12
|
MARIA DO DESTERRO MARQUES DE
SOUZA
|
2º “I”
|
13
|
JONATHAN MACIEL SOARES
|
3º “E”
|
14
|
CAIO GOMES DA SILVA
|
3º “E”
|
15
|
ELENIZIO DO NASCIMENTO COSTA
|
3º “F”
|
16
|
RAÍ PEREIRA DO ESPÍRITO SANTO
|
3º “G”
|
17
|
YULY LAUANE BERNADO DE LIMA
|
3º “G”
|
18
|
ANTONIO JESUS VIANA MARQUES
|
PEEM “A”
|
COORDENADORES: ROSCELINO, ALAÍDE e GELÇA
TARDE
|
||
GRUPO “B”
|
||
NOME DO ALUNO
|
SÉRIE/TURMA
|
|
01
|
MAYKON SOUZA BRASIL
|
1º “F”
|
02
|
MARIA DE JESUS ALBUQUERQUE
|
1º “G”
|
03
|
MARIA CHARLIENE DA SILVA CUNHA
|
1º “H”
|
04
|
ROSA ZENEIDE MENDONÇA MATOS
|
1º “I”
|
05
|
MAICON GOMES DE ALBUQUERQUE
|
PEEM 1
|
06
|
NAÍDE BRAGA DA SILVA
|
PEEM 2
|
07
|
MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA
SILVA (MEL)
|
2º “F”
|
08
|
JAILINE MARQUES FARIAS
|
2º “G”
|
09
|
ELIVANE PEREIRA MOURÃO
|
2º “G”
|
10
|
MARIA EVELINE DA SILVA
GUIMARÃES
|
2º “H”
|
11
|
ADILENE DE SOUZA MOURA
|
2º “I”
|
12
|
ANTONIO JOSÉ PEREIRA ALVES
|
2º “I”
|
13
|
MARIA ANGÉLICA DE SOUZA ASCENO
|
3º “E”
|
14
|
MARIA JEANE DE SOUZA RODRIGUÊS
|
3º “F”
|
15
|
CLEUMA DE SOUZA VIANA
|
3º “F”
|
16
|
DOUGLAS FREIRE MACHADO
|
3º “G”
|
17
|
JOSE DA SILVA AGUIAR
|
PEEM “A”
|
18
|
ANTONIA ALINE RODRIGUES
FERREIRA
|
PEEM “A”
|
COORDENADORES: GILENILSON, DEISE e MANOEL DIAS
NOITE
|
||
GRUPO “A”
|
||
NOME DO ALUNO
|
SÉRIE/TURMA
|
|
01
|
ROMÁRIO RODRIGUES VIANA
|
1º “J”
|
02
|
JARDEL DA SILVA VIANA
|
1º “J”
|
03
|
JARDIELITA NASCIMENTO FERREIRA
|
PEEM 3
|
04
|
JÚLIO DO NASCIMENTO DE FARIAS
|
PEEM 4
|
05
|
RAIMUNDO WANDERSON DE FREITAS
MARQUES
|
PEEM 5
|
06
|
MARIA JERSSIANE RODRIGUES DE
FREITAS
|
PEEM 6
|
07
|
FLAVIANA BEZERRA MONTEIRO
|
2º “J”
|
08
|
SILVÂNIA MATEUS DO NASCIMENTO
|
2º “J”
|
09
|
ALTEMIR DE PINHO NERI JÚNIOR
|
2º “L”
|
10
|
ANTONIO REGINALDO AZEVEDO
|
PEEM “B”
|
11
|
RAIMUNDA NONATA GOMES LIMA
|
PEEM “B”
|
12
|
ADELINO DA SILVA FREITAS
|
PEEM “C”
|
13
|
MARIA RAIELE GOMES DA SILVA
|
3º “H”
|
14
|
LAURA DA SILVA SIMÕES
|
3º “H”
|
15
|
CREUZILENE DE MATOS DANTAS
|
3º “I”
|
16
|
EFRAIN ROCHA DE SOUZA JÚNIOR
|
3º “I”
|
17
|
FRANCISCO DA CRUZ DA SILVA
ALBUQUERQUE
|
3º “J”
|
18
|
CRISLANE SILVA MARTINS
|
3º “J”
|
COORDENADORES: GLAUBER, JOSÉ CARLOS e TEREZINHA
NOITE
|
||
GRUPO “B”
|
||
NOME DO ALUNO
|
SÉRIE/TURMA
|
|
01
|
MARCILENE OLIVEIRA DA SILVA
|
1º “J”
|
02
|
ANTONIO JOSE DA SILVA
|
PEEM 3
|
03
|
ROSÂNGELA SOUZA ASSEN
|
PEEM 4
|
04
|
ANTONIO WELLITON DO NASCIMENTO
|
PEEM 5
|
05
|
ADVÂNIO ALBUQUERQUE LIMA
|
PEEM 6
|
06
|
MARIA GELIETE DOS SANTOS
GALDINO
|
PEEM 6
|
07
|
MARIA THIELE DA SOUZA
NASCIMENTO
|
2º “J”
|
08
|
ISRAEL PINHO DE ARAÚJO
|
2º “L”
|
09
|
MARIA CÁTIA MARÇAL DE CASTRO
|
2º “L”
|
10
|
MISAEL ALMEIDA FARRAPO
|
PEEM “B”
|
11
|
JOSE FERNANDES VIANA
|
PEEM “C”
|
12
|
AMILCA BARBOSA DE OLIVEIRA
|
PEEM “C”
|
13
|
FRANCISCA WANYLLE LOPES DA
FROTA ALENCAR
|
3º “H”
|
14
|
BRUNA DE SOUZA ARAÚJO
|
3º “H”
|
15
|
JOÃO PAULO GOMES DE ARAÚJO
|
3º “I”
|
16
|
NELSON NASCIMENTO RODRIGUES
|
3º “I”
|
17
|
MARIA
DANIELIS ALVES CRUZ MENDES
|
3º “J”
|
18
|
ALINE DE MATOS SILVA
|
3º “J”
|
COORDENADORES: CÉLIA, RAMON e ISAAC
Comentários