Vai começar o maior evento cultural da nossa escola: VII Gincana Cultural do Ensino Médio


Escola Djalma Batista realiza a partir do dia 13 de outubro, quinta feira, o maior e mais esperado evento cultural de seu calendário anual de atividades. 
Com a participação e o envolvimento direto de toda a comunidade escolar, vai começar a sétima etapa da Gincana Cultural do Ensino Médio. Um atividade pedagógica com o objetivo de promover de forma alternativa a revisão dos conteúdos ministrados em todas as disciplinas oferecidas na grade curricular da escola.durante o ano. 


APRESENTAÇÃO DO PROJETO: O Projeto Escolar “Gincana Cultural” é uma iniciativa da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista em parceria com professores, alunos, funcionários e comunidade. Essa atividade pedagógica promove a interação entre os alunos, trabalhando a revisão dos conteúdos ministrados durante o ano, estimulando aptidões e promovendo a integração entre os três turnos. 
Na primeira fase, a disputa acontece entre os alunos do mesmo turno, envolvendo as três séries e os conteúdos específicos. A segunda fase é a semifinal que é feita entre os turnos e por último a grande final. 

JUSTIFICATIVA: O projeto nasceu da necessidade de se trabalhar as contribuições das diversas culturas, tanto na formação do homem, quanto na construção dos saberes, o empenho em oferecer uma nova forma de informar e valorizar a interação cultural e social. Neste sentido, esse projeto incentiva a realização de atividades sócio-cultural, que valoriza o respeito e a solidariedade, ajudando o aluno a compreender, a dar sentido as informações expostas, garantindo a aprendizagem significativa dos saberes humanos, científicos e tecnológicos, que lhes permita a inserção no cotidiano atual. 

OBJETIVOS: a) Entender a importância dos temas transversais e promover a interdisciplinaridade, através de tarefas culturais, e de conhecimentos gerais, aumentando o desenvolvimento do saber e uso no convívio social; B) Estimular os alunos na busca de novos conhecimentos através de atividades pedagógicas diferenciadas; c) Oportunizar os alunos a testar suas habilidades nas várias áreas do conhecimento; D) Aprofundar conhecimentos gerais e por áreas de estudo; e) Oportunizar aos alunos testar suas habilidades nas varias áreas do conhecimento; e) Desenvolver atividades por meio da ludicidade, proporcionando a integração entre os alunos de todas as series 

COMPETÊNCIAS /HABILIDADES: 1) Estimular os alunos na busca de conhecimentos, através de atividades pedagógicas diferenciadas; 2) Capacitar o aluno a realizar manifestações culturais em sua diversidade; 3) Entender a importância da comunicação falada no desenvolvimento do conhecimento e na vida social; 4) Promover a interdisciplinaridade através de tarefas culturais e recreativas propostas; 

DA ORGANIZAÇÃO: A organização da gincana em forma geral é da equipe pedagógico-administrativa, no que se refere à coleta e seleção das questões específicas, elaboração das questões de conhecimentos gerais, provas, organização de tarjetas e painéis, decoração e arrumação do cenário, entre outros. 

DO FUNCIONAMENTO: 
Elaboração das questões: a) As questões serão elaboradas por todos os professores das três séries e todas as disciplinas, exceto os professores/coordenadores de grupo e b) Será realizada uma oficina pedagógica por área de estudo para elaboração das questões. 

Formação dos Grupos: Os grupos serão formados por 15 componentes cada, sendo distribuídos cinco alunos do 1º ano, cinco alunos do 2º ano e cinco alunos do 3º ano, com 01 suplente por série. O suplente poderá ser substituído por 01 titular, a qualquer momento da gincana, sob orientação do coordenador do grupo. A escolha dos componentes será feita pelos colegas da própria sala, mediante a sua assiduidade, habilidade e conhecimentos. A definição de titulares e suplentes será feita pelos professores. Serão permitidas 03 substituições por grupo na semifinal e final, sendo uma cada série.
Coordenação de Grupo: A seleção dos coordenadores de grupo será feita pela equipe gestora, observando e distribuindo pela experiência, agilidade, liderança e dinamismo com a função de reunir os alunos, formar e orientar grupos de estudos, estudar estratégias, motivar, acompanhar e ter toda responsabilidade com o grupo. 

Eliminatória, semi-final e final: A eliminatória acontecerá entre dois grupos do mesmo turno, sendo vencedor o que obtiver maior número de ponto. A semifinal acontecerá entre os dois turnos que obtiverem o menor número de pontos. Na final disputará o turno que tiver o maior número de pontos na eliminatória X o vencedor da semifinal. Em casos de empate das equipes vencedoras na eliminatória, será considerado o grupo vencedor, aquele que obtiver o maior número de pontos no turno e na permanência de empate será decidido por sorteio. No caso de empate a comissão organizadora deverá ter questões de reserva (para todas as fases). 

Apresentador, Jurados e Marcador de Placar: O apresentador da gincana será convidado antecipadamente pela comissão organizadora, que terá a função de dirigir a gincana dentro das normas estabelecidas neste regulamento, interagindo com a platéia, divulgando apoio, patrocínio, informe e apresentações culturais. O corpo de jurado será de cinco professores das diferentes áreas, os mesmos sejam de turnos diferentes, (final e semifinal), que será escolhido e divulgado pela comissão organizadora no momento da gincana, que terá a função de resolver quaisquer problemas que possam vir a acontecer com relação às questões e provas, sem mudar o presente regulamento. O marcador de placar também será convidado pela equipe no momento da gincana e terá a responsabilidade de verificar a pontuação e registrar no placar. 

CONTEÚDO: Principais conteúdos trabalhados em todas as áreas e disciplinas no primeiro semestre de 2011, como também conhecimentos gerais e provas de habilidades e solidariedade.

METODOLOGIA: Aula expositiva, pesquisa bibliográfica, debates, estudo individual, perguntas e respostas, elaboração de questões e grupos de estudos.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita mediante observação e desempenho do aluno no desenvolvimento do projeto, considerando os seguintes aspectos: Desempenho no grupo, Pesquisa e debate, Assiduidade e pontualidade, Agilidade em responder as perguntas e espírito competitivo. 

RECURSOS UTLITIZADOS: Papel A4, Cartolina, Cola, Tinta para impressão, pincel, TNT, fita dupla face, fita adesiva transparente, barbante, papel cartão, material para as provas ( tarefas), livros, revistas e dicionários. 

RECURSOS HUMANOS: Docentes, Alunos e equipe gestora. 11. BIBLIOGRAFIA: PCNs, referenciais curriculares, internet, revistas (Veja, Nova Escola, Mundo Jovem...) e livros paradidáticos.

BIBLIOGRAFIA: PCNs; referenciais curriculares, internet, revistas (Veja, Nova Escola, Mundo jovem...) e Ø Livros Paradidáticos.

DIVISÃO DAS TURMAS


MANHÃ
GRUPO “A”
NOME DO ALUNO
SÉRIE/TURMA
01
EDSON ASSIS DE ARAÚJO JÚNIOR
1ª “A”
02
SUSY MARINHO BISPO
1ª “A”
03
KAINÃ SILVA E SILVA
1ª “B”
04
MARIA DIEISA LAVA FIGUEIRÊDO
1ª “C”
05
ANTONIA ÉRICA MOURA DO VALE
1ª “D”
06
SAMUEL GOMES DA SILVA
1ª “E”
07
MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO CORREIA
2ª “A”
08
ALFREDO RAIADIO FREITAS DE ARAÚJO
2ª “A”
09
JUMA VIEIRA CARVALHO
2ª “B”
10
TAYRINE DA SILVA AGUIAR
2ª “C”
11
JOSE ESTEVAM DA SILVA E SILVA
2ª “D”
12
ANTONIO JARDEL ALVES DE SOUSA
2ª “E”
13
ELIVELTON MENEZES PASSOS
3ª “A”
14
MATEUS TORQUATO DO NASCIMENTO
3ª “B”
15
ANTONIO LAILSON VIANA DA SILVA
3ª “B”
16
JOSE DOMINGOS PAULA DE SOUZA
3ª “C”
17
MARIA IANES LOPES DE ARAÚJO
3ª “C”
18
FRANCISCO FREDSON AVELINO DE CASTRO
3ª “D”

COORDENADORES: EDFRANLIS, PATRÍCIA e ELENILSON



MANHÃ
GRUPO “B”
NOME DO ALUNO
SÉRIE/TURMA
01
SIDNEY LUSTOSA DOS SANTOS
1ª “A”
02
MARIA CRISCIANE SILVA MARTINS
1ª “B”
03
TÁRIQUE REBOUÇAS DE SOUZA
1ª “B”
04
ADRIA LORENA CASTRO NASCIMENTO
1ª “C”
05
KARINE DE MENEZES MELEIRO
1ª “D”
06
KATLIN FERREIRA BRASIL
1ª “E”
07
MARIA HELENA DE OLIVEIRA SILVA
2ª “A”
08
YAN DIAS DA SILVA
2ª “B”
09
WERLISSON ALENCAR LEITE
2ª “B”
10
IAGO CORREIA NOBRE
2ª “C”
11
MARIA DO LIVRAMENTO DA SILVA
2ª “D”
12
JOSE JEAN SOUZA DA SILVA
2ª “E”
13
CRÍNIA NASCIMENTO MELO
3ª “A”
14
MARGARIDA RAMOS CARIOCA NETA
3ª “A”
15
MARIO JÂNIO MAIA NERY JÚNIOR
3ª “B”
16
IARA DE PAIVA DA SILVA
3ª “C”
17
FRANCISCO DOUGLAS SILVA DE ALCÂNTARA
3ª “D”
18
ROSIRALDO CAVALCANTE LIMA JÚNIOR
3ª “D”

COORDENADORES: MARIA HELENA, VALTAMIR e GASPAR



TARDE
GRUPO “A”
NOME DO ALUNO
SÉRIE/TURMA
01
IVANNA ARAÚJO DA SILVA
1º “F”
02
ISRAEL AMORIM FERREIRA
1º “G”
03
JOSE EDSON NASCIMENTO
1º “H”
04
THAIS DA SILVA ALBUQUERQUE
1º “I”
05
MARGARIDA DO NASCIMENTO DE FARIAS
PEEM 1
06
ADRIANO DA ROCHA PEREIRA
PEEM 2
07
JAINE RODRIGUES DA ROCHA
2º “F”
08
JANDERSON NERI CORREIA
2º “F”
09
RAIMUNDO NONATO DE ALBUQUERQUE
2º “G”
10
ELIANA COELHO PEREIRA
2º “H”
11
FRANCISCO RONE ARRUDA MAIA
2º “H”
12
MARIA DO DESTERRO MARQUES DE SOUZA
2º “I”
13
JONATHAN MACIEL SOARES
3º “E”
14
CAIO GOMES DA SILVA
3º “E”
15
ELENIZIO DO NASCIMENTO COSTA
3º “F”
16
RAÍ PEREIRA DO ESPÍRITO SANTO
3º “G”
17
YULY LAUANE BERNADO DE LIMA
3º “G”
18
ANTONIO JESUS VIANA MARQUES
PEEM “A”

COORDENADORES: ROSCELINO, ALAÍDE e GELÇA


TARDE
GRUPO “B”
NOME DO ALUNO
SÉRIE/TURMA
01
MAYKON SOUZA BRASIL
1º “F”
02
MARIA DE JESUS ALBUQUERQUE
1º “G”
03
MARIA CHARLIENE DA SILVA CUNHA
1º “H”
04
ROSA ZENEIDE MENDONÇA MATOS
1º “I”
05
MAICON GOMES DE ALBUQUERQUE
PEEM 1
06
NAÍDE BRAGA DA SILVA
PEEM 2
07
MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA SILVA (MEL)
2º “F”
08
JAILINE MARQUES FARIAS
2º “G”
09
ELIVANE PEREIRA MOURÃO
2º “G”
10
MARIA EVELINE DA SILVA GUIMARÃES
2º “H”
11
ADILENE DE SOUZA MOURA
2º “I”
12
ANTONIO JOSÉ PEREIRA ALVES
2º “I”
13
MARIA ANGÉLICA DE SOUZA ASCENO
3º “E”
14
MARIA JEANE DE SOUZA RODRIGUÊS
3º “F”
15
CLEUMA DE SOUZA VIANA
3º “F”
16
DOUGLAS FREIRE MACHADO
3º “G”
17
JOSE DA SILVA AGUIAR
PEEM “A”
18
ANTONIA ALINE RODRIGUES FERREIRA
PEEM “A”

COORDENADORES: GILENILSON, DEISE e MANOEL DIAS


NOITE
GRUPO “A”
NOME DO ALUNO
SÉRIE/TURMA
01
ROMÁRIO RODRIGUES VIANA
1º “J”
02
JARDEL DA SILVA VIANA
1º “J”
03
JARDIELITA NASCIMENTO FERREIRA
PEEM 3
04
JÚLIO DO NASCIMENTO DE FARIAS
PEEM 4
05
RAIMUNDO WANDERSON DE FREITAS MARQUES
PEEM 5
06
MARIA JERSSIANE RODRIGUES DE FREITAS
PEEM 6
07
FLAVIANA BEZERRA MONTEIRO
2º “J”
08
SILVÂNIA MATEUS DO NASCIMENTO
2º “J”
09
ALTEMIR DE PINHO NERI JÚNIOR
2º “L”
10
ANTONIO REGINALDO AZEVEDO
PEEM “B”
11
RAIMUNDA NONATA GOMES LIMA
PEEM “B”
12
ADELINO DA SILVA FREITAS
PEEM “C”
13
MARIA RAIELE GOMES DA SILVA
3º “H”
14
LAURA DA SILVA SIMÕES
3º “H”
15
CREUZILENE DE MATOS DANTAS
3º “I”
16
EFRAIN ROCHA DE SOUZA JÚNIOR
3º “I”
17
FRANCISCO DA CRUZ DA SILVA ALBUQUERQUE
3º “J”
18
CRISLANE SILVA MARTINS
3º “J”

COORDENADORES: GLAUBER, JOSÉ CARLOS e TEREZINHA


NOITE
GRUPO “B”
NOME DO ALUNO
SÉRIE/TURMA
01
MARCILENE OLIVEIRA DA SILVA
1º “J”
02
ANTONIO JOSE DA SILVA
PEEM 3
03
ROSÂNGELA SOUZA ASSEN
PEEM 4
04
ANTONIO WELLITON DO NASCIMENTO
PEEM 5
05
ADVÂNIO ALBUQUERQUE LIMA
PEEM 6
06
MARIA GELIETE DOS SANTOS GALDINO
PEEM 6
07
MARIA THIELE DA SOUZA NASCIMENTO
2º “J”
08
ISRAEL PINHO DE ARAÚJO
2º “L”
09
MARIA CÁTIA MARÇAL DE CASTRO
2º “L”
10
MISAEL ALMEIDA FARRAPO
PEEM “B”
11
JOSE FERNANDES VIANA
PEEM “C”
12
AMILCA BARBOSA DE OLIVEIRA
PEEM “C”
13
FRANCISCA WANYLLE LOPES DA FROTA ALENCAR
3º “H”
14
BRUNA DE SOUZA ARAÚJO
3º “H”
15
JOÃO PAULO GOMES DE ARAÚJO
3º “I”
16
NELSON NASCIMENTO RODRIGUES
3º “I”
17
MARIA DANIELIS ALVES CRUZ MENDES  
3º “J”
18
ALINE DE MATOS SILVA
3º “J”

COORDENADORES: CÉLIA, RAMON e ISAAC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DJALMA BATISTA, ABRE PROCESSO DE MATRÍCULAS PARA 2019

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)