quarta-feira, 11 de abril de 2012

SEE realiza o Dia “D” da Autoavaliação nas escolas

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realiza nesta quarta-feira, 11, com os gestores das escolas públicas, o Dia D de Autoavaliação. A iniciativa tem como objetivo repensar e aprimorar ações no desenvolvimento educacional, bem como definir prioridades e identificar aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar.

O dia foi criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), para que todas as escolas preencham os cincos instrumentos que indicam uma gestão democrática. Os pilares avaliados são: Gestão Participativa, Gestão de Resultados Educacionais, Gestão de Pessoas e de Serviços e Recursos.

Para a diretora de Gestão Institucional da SEE, Rita Paro, a autoavaliação é de grande importância para toda a comunidade educacional. “É um momento único para que os gestores das escolas reflitam em seus gerenciamentos e evoluam nas ações da gestão educacional.”

Para realizar a autoavaliação, as escolas poderão utilizar os instrumentos indicados pelo Prêmio Gestão Escolar 2012, disponíveis no site www.consed.org.be/pge, e preencher o formulário e a autoavaliação de sua escola. Para facilitar o preenchimento do questionário, o conselho disponibilizou no site o Manual de Orientações, além de um vídeo ilustrativo para auxiliar nos processos da autoavaliação.

Na oportunidade, os gestores realizarão o diagnóstico das condições de ensino oferecidas pelas escolas, considerando os cinco pilares, para que possam formular depois o plano de ação.

Até o momento, mais de 40 escolas já preencheram o questionário. Rita Paro convida os gestores das escolas para que participem efetivamente desse dia especial. “Conclamamos todos os gestores para que participem desse dia importante, pois os esforços deles poderão ser reconhecidos a partir do prêmio de Gestão Escolar 2012.”

Cada Estado do Brasil está promovendo um dia de mobilização para que as unidades realizem sua autoavaliação. Trata-se de um incentivo à cultura de planejamento e autoavaliação nas unidades de ensino, em todas as dimensões do cotidiano escolar, abrangendo a gestão dos processos pedagógicos, os resultados educacionais obtidos pelos estudantes, a participação e o atendimento à comunidade, as pessoas que compõem a equipe escolar, os recursos financeiros e até os bens patrimoniais.

Esse trabalho poderá favorecer o aprimoramento das escolas por meio da elaboração de seus planos de melhoria condizentes com suas necessidades e pela identificação das boas práticas de gestão escolar, que poderão ser divulgadas com a participação das escolas no Prêmio Gestão Escolar 2012, que está com inscrições abertas até o dia 1º de junho.

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