PARABÉNS ACRE!!!


O dia 15 de junho de 1962 é considerado o aniversário do Estado do Acre. Poucos sabem o que se comemora de fato no dia de hoje. O desconhecimento e a confusão de datas são compreensíveis porque nos últimos anos muitos momentos históricos  foram incorporados a nossa história.
Mas o 15 de junho marca, pelo menos em tese, a nossa autonomia.  O que poucos sabem é que ao atribuir certa autonomia ao Acre, o Brasil se libertava de um fardo.

Enquanto o Território gerava riqueza (e muita), que era arrancada à força dos seringueiros pelos patrões e exportada pelos portos de Manaus e Belém, o Acre precisava ser tutelado, protegido, vigiado...

Quando a borracha acreana(a nossa única riqueza) perdeu a concorrência no mercado mundial, o pequenino território passou a dar prejuízo.

A partir da segunda metade dos anos 50, o PSD acreano, passou a defender com maior ênfase a ideia de transformar o Território em Estado.

Mesmo dando prejuízo ao Brasil, a defesa do projeto de criação de um novo estado não foi fácil. De um lado, contra o projeto de criação do Estado do Acre, o Deputado Federal gaúcho (eleito pelo Acre) Oscar Passos do PTB  e do outro o Deputado Federal José Guiomard dos Santos do PSD que era a favor da criação.

Em 15 de junho de 1962 o Presidente da República João Goulart sancionou a Lei 4.070/62 que elevava o Território do Acre em Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DJALMA BATISTA, ABRE PROCESSO DE MATRÍCULAS PARA 2019

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)