15 MUSEUS PARA VISITAR

Muitos dos museus nacionais e internacionais já digitalizaram parte de seus acervos e disponibilizaram em versões virtuais para permitir que mais pessoas conheçam seus materiais e que a informação seja disseminada pela internet.
Aqui listamos 15 dicas de museus virtuais para você aproveitar o seu tempo na internet adquirir mais conhecimentos de história e cultura. Além disso, eles podem ser boas ferramentas pedagógicas para serem utilizados nas salas de aula, o que enriquece ainda mais o trabalho do professor e envolve o estudante em atividades diferenciadas.
Neste site é possível fazer uma visita virtual a esta Igreja que fica dentro do Palácio Apostólico, residência oficial do Papa, no Vaticano. Sua decoração é um espetáculo à parte, com afrescos pintados pelos mais grandiosos artistas da Renascença, entre eles, Michelangelo.
2 – Museu Imperial 
O Museu Imperial, localizado em Petrópolis, possui o principal acervo do Brasil Império, com destaque para a época do Segundo Reinado, período governado por Dom Pedro II.
Obras da civilização mesopotâmica são o destaque do Museu Nacional do Iraque. A visita pelo site é dividida por oito salas, que mostram diferentes épocas.
4Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais com obras brasileiras desde o século 19 até os dias de hoje. Desenvolvido em parceria com o Google Cultural Institute e disponível para download no Google Play, o aplicativo do museu traz os detalhes das principais obras do local, além de mostrar o acervo e as exposições que acontecem por lá com textos explicativos e visitas virtuais narradas pelos curadores da Pinacoteca.
Instalado na casa onde Cândido Portinari morou durante a infância e juventude, o Museu Casa de Portinari representa o vínculo do artista com sua terra natal. Por lá é possível conferir obras do artista, objetos e móveis que foram usados por ele.
O museu era um antigo teatro da cidade do artista, na região da Catalunha, que foi bombardeado na Guerra Civil Espanhola. Na década de 1960, Salvador Dalí e o prefeito da cidade na época decidiram reconstruí-lo. Ele abriga o acervo de obras do artista, incluindo esculturas, colagens, mobiliário etc.
O Louvre, em Paris, é museu mais visitado do mundo. Lá é possível ver obras como Mona Lisa, Vitória de Samotrácia, Vénus de Milo e as enormes coleções de arte do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa, como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens. Para quem não conhece pessoalmente, vale a pena a visita virtual.
Americano de História Natural. Animais enormes em ambientes 3D, dinossauros, história da Terra e muitas outras curiosidades imperdíveis. O local serviu de cenário para a gravação do filme “Uma Noite no Museu”.
O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio – Funai, tem como objetivo contribuir para uma maior conscientização sobre a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas. Como instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, empenha-se em divulgar a diversidade existente e histórica entre centenas de grupos indígenas brasileiros. A instituição tem sob sua guarda acervos relativos à maioria das sociedades indígenas, constituídos de mais de 17 mil peças etnográficas e 15 mil publicações nacionais e estrangeiras, especializadas em etnologia e áreas afins, além da produção audiovisual, com fotos e vídeos.
 10 – My studios 
Este espaço é uma reunião virtual de cerca de 100 mil obras de mais de 5 mil artistas, como por exemplo Monet, Van Gogh, Rembrandt, Frida Khalo e Renoir.
Um passeio por este espaço on line permite ao internauta conhecer as belezas arquitetônicas da capital do Brasil, a cidade planejada com criações de Oscar Niemeyer.
A cidade que foi berço da exploração do ouro no Brasil, abriga maravilhas da cultura barroca mineira. Esse museu virtual é uma oportunidade para quem ainda não conheceu a cidade pessoalmente e também para aqueles que querem ver e rever as riquezas da histórica Ouro Preto.
 13 – Museu Van Gogh
Este museu reúne as principais obras do artista.
O British Museum virtual reúne grandes obras de arte e demais exemplares de um extenso acervo deste que é um dos maiores museus do mundo.
Um belo espaço virtual para pesquisar e estudar artes e trabalhos criados pelos egípcios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DJALMA BATISTA, ABRE PROCESSO DE MATRÍCULAS PARA 2019

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)