15 MUSEUS PARA VISITAR

Muitos dos museus nacionais e internacionais já digitalizaram parte de seus acervos e disponibilizaram em versões virtuais para permitir que mais pessoas conheçam seus materiais e que a informação seja disseminada pela internet.
Aqui listamos 15 dicas de museus virtuais para você aproveitar o seu tempo na internet adquirir mais conhecimentos de história e cultura. Além disso, eles podem ser boas ferramentas pedagógicas para serem utilizados nas salas de aula, o que enriquece ainda mais o trabalho do professor e envolve o estudante em atividades diferenciadas.
Neste site é possível fazer uma visita virtual a esta Igreja que fica dentro do Palácio Apostólico, residência oficial do Papa, no Vaticano. Sua decoração é um espetáculo à parte, com afrescos pintados pelos mais grandiosos artistas da Renascença, entre eles, Michelangelo.
2 – Museu Imperial 
O Museu Imperial, localizado em Petrópolis, possui o principal acervo do Brasil Império, com destaque para a época do Segundo Reinado, período governado por Dom Pedro II.
Obras da civilização mesopotâmica são o destaque do Museu Nacional do Iraque. A visita pelo site é dividida por oito salas, que mostram diferentes épocas.
4Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais com obras brasileiras desde o século 19 até os dias de hoje. Desenvolvido em parceria com o Google Cultural Institute e disponível para download no Google Play, o aplicativo do museu traz os detalhes das principais obras do local, além de mostrar o acervo e as exposições que acontecem por lá com textos explicativos e visitas virtuais narradas pelos curadores da Pinacoteca.
Instalado na casa onde Cândido Portinari morou durante a infância e juventude, o Museu Casa de Portinari representa o vínculo do artista com sua terra natal. Por lá é possível conferir obras do artista, objetos e móveis que foram usados por ele.
O museu era um antigo teatro da cidade do artista, na região da Catalunha, que foi bombardeado na Guerra Civil Espanhola. Na década de 1960, Salvador Dalí e o prefeito da cidade na época decidiram reconstruí-lo. Ele abriga o acervo de obras do artista, incluindo esculturas, colagens, mobiliário etc.
O Louvre, em Paris, é museu mais visitado do mundo. Lá é possível ver obras como Mona Lisa, Vitória de Samotrácia, Vénus de Milo e as enormes coleções de arte do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa, como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens. Para quem não conhece pessoalmente, vale a pena a visita virtual.
Americano de História Natural. Animais enormes em ambientes 3D, dinossauros, história da Terra e muitas outras curiosidades imperdíveis. O local serviu de cenário para a gravação do filme “Uma Noite no Museu”.
O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio – Funai, tem como objetivo contribuir para uma maior conscientização sobre a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas. Como instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, empenha-se em divulgar a diversidade existente e histórica entre centenas de grupos indígenas brasileiros. A instituição tem sob sua guarda acervos relativos à maioria das sociedades indígenas, constituídos de mais de 17 mil peças etnográficas e 15 mil publicações nacionais e estrangeiras, especializadas em etnologia e áreas afins, além da produção audiovisual, com fotos e vídeos.
 10 – My studios 
Este espaço é uma reunião virtual de cerca de 100 mil obras de mais de 5 mil artistas, como por exemplo Monet, Van Gogh, Rembrandt, Frida Khalo e Renoir.
Um passeio por este espaço on line permite ao internauta conhecer as belezas arquitetônicas da capital do Brasil, a cidade planejada com criações de Oscar Niemeyer.
A cidade que foi berço da exploração do ouro no Brasil, abriga maravilhas da cultura barroca mineira. Esse museu virtual é uma oportunidade para quem ainda não conheceu a cidade pessoalmente e também para aqueles que querem ver e rever as riquezas da histórica Ouro Preto.
 13 – Museu Van Gogh
Este museu reúne as principais obras do artista.
O British Museum virtual reúne grandes obras de arte e demais exemplares de um extenso acervo deste que é um dos maiores museus do mundo.
Um belo espaço virtual para pesquisar e estudar artes e trabalhos criados pelos egípcios.

Nenhum comentário:

DESTAQUE

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

                  Motivação. Está aí uma palavra que acompanha o trabalho do professor em sala de aula. Ele precisa motivar seus alunos, ...

MAIS ACESSADAS