Nove dicas sobre como envolver os alunos durante a aula

Uma das queixas mais freqüentes de professores é sobre como conseguir envolver os alunos, principalmente os adolescentes, durante as aulas. A verdade é que não existe uma fórmula mágica, mas talvez seja possível pensar em algumas possibilidades para encarar este desafio de uma forma criativa e eficiente.
1 – Seja autêntico: Sermos autênticos com nós mesmos significa expressarmos para os outros aquilo o que realmente somos, pensamos e sentimos. E, pode apostar, crianças e adolescentes valorizam muito estas qualidades na figura de um adulto. Seja sincero e busque ser espontâneo. Não é tarefa fácil, requer autoconhecimento, confiança e a capacidade de tolerar e trabalhar a partir do conflito. Mas, quando somos autênticos, transmitimos confiança e solidariedade às relações.
2- Incentive o diálogo: A sala de aula não é apenas um espaço de transmissão de conhecimento, mas, muito mais do que isso, é um espaço de troca e de produção de conhecimento. Escute atentamente o que os alunos têm a dizer, suas respostas, suas dúvidas. Incentive o debate entre você e os alunos e também entre os próprios alunos. Dê espaço para pontos de vista diferentes. Estimule situações que desafiem o debate de ideias pré concebidas.
3- Crie empatia: Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro. A palavra, de origem grega, “empatheia”, significa afeto ou paixão, ou ainda “entrar no sentimento”. Ser empático significa ter atitudes com a finalidade de compreender ao máximo a perspectiva de uma outra pessoa. Crie uma proximidade com os alunos e os deixe mais a vontade com o ambiente da sala de aula. Você perceberá como o comprometimento aumentará.
4- Esclareça papéis: Crianças e adolescentes convivem com diferentes figuras adultas: pai, mãe, avós, diretor de escola, treinadores etc. Às vezes, pode ser um pouco confuso e até mesmo chato para eles ter que distinguir entre diferentes papéis destes adultos, muitos dos quais significam autoridade. Por isso, os auxilie nesse desafio e demonstre de forma clara o que eles podem esperar de você e o que você espera deles.
5- Seja transparente: Além de ser autêntico e ser empático, é muito importante que um professor seja transparente com os seus alunos. Não esconda deles o que pensa. Da mesma forma, saiba admitir quando estiver errado sobre algo ou mesmo quando não souber responder a alguma pergunta. Os jovens vivem hoje em um mundo com acesso fácil à informação, por isso é possível que surjam questionamentos sobre aquilo que está sendo ensinado. Caso tenha errado alguma informação ou não saiba responder, aproveite a oportunidade para demonstrar que errar é humano. Essa atitude transmite confiança e credibilidade.
6- Resolva problemas colaborativamente: A sala de aula é um espaço de trabalho em grupo. Além de desenvolver o aprendizado individual dos alunos, o professor deve procurar desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo. Ofereça a eles possibilidades de resolução dos problemas e deixe que discutam entre si quais as melhores formas de decidir a questão.
7- Dê feedbacks honestos e generosos: Sempre que puder, converse com os alunos sobre como está se desenvolvendo o aprendizado da turma e de cada um, individualmente. Mostre que você está envolvido, atento e comprometido com eles. Mas evite julgamentos e comentários que podem soar como críticas muito duras.  Demonstre estar sempre esperançoso, encorajando os alunos a se tornarem melhores. Criticá-los pode piorar a situação e fazê-los acreditar que não são capazes de evoluir.
8- Aplique o conhecimento no cotidiano: Para que o que se aprende em sala de aula faça mais sentido na vida dos alunos, é muito importante que eles consigam perceber que o conteúdo está relacionado com o que vivem. Por isso, busque dar exemplos práticos, seja em qual disciplina for. Mesmo quando o conteúdo for abstrato, como questões complexas de matemática ou filosofia, demonstre para os alunos que a capacidade de raciocínio lógico e abstrato é importante para a resolução de problemas na vida.
9 – Desenvolva a habilidade de argumentação: Desafie os alunos a saberem defender suas idéias. Além da capacidade de interpretação, o professor deve buscar desenvolver a capacidade de argumentação. Os desafie a expor para a turma o que pensam e, mais do que isso, a produzir conhecimento a partir de informações adquiridas.

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