quarta-feira, 16 de novembro de 2016

VEM AI O PROJETO ESCOLAR NA DJALMA BATISTA FALANDO DA CULTURA AFRO BRASILEIRA - CONSCIÊNCIA NEGRA.

O presente projeto sobre o dia 20 de Novembro – dia da consciência negra, nos dará uma visão geral da importante participação da cultura africana na formação da cultura brasileira, no que diz respeito à culinária, artesanato, ao vestuário e ao vocabulário africanos que fazem parte do nosso dia-a-dia, enriquecendo nossa cultura.
Para tanto, cada turma da mesma série terá suas respectivas funções, sempre orientados pelos seus Professores, que irão determinar as tarefas a cada um dos integrantes.

JUSTIFICATIVA

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, nós, equipe gestora, professores, devemos inserir em nossos planejamentos, aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto para mudarmos essa realidade, a começar pela escola.

OBJETIVO GERAL:

Contribuir para erradicar qualquer tipo de preconceito em relação aos povos africanos e seus afro-descendentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

* Conhecer e valorizar a cultura afro-brasileira presente na cultura brasileira;
* Conscientizar sobre a importância da cultura africana na formação cultural brasileira;
* Descobrir a importância dos povos africanos na formação de nossa língua, como forma de ampliar o nosso vocabulário;
* Conhecer a culinária afro-brasileira;
* Apreciar a moda com tendências africanas.

Nenhum comentário:

DESTAQUE

ESCOLA DJALMA BATISTA VAI CERTIFICAR ALUNOS DESTAQUES DO ANO

A Escola Estadual de Ensino Médio Djalma Batista vai realizar, nesta sexta feira, 15 de dezembro, a entrega do certificado aos alunos q...

MAIS VISITADAS