sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PONTE SOBRE O RIO TARAUACÁ: HÁ QUASE 3 ANOS COM PROBLEMAS ESTRUTURAIS


Se perguntares aos Tarauacaenses qual a maior obra já construída no município, com certeza a maioria diria que foi a construção da ponte sobre o rio Tarauacá. 

— De facto a maior obra da história do nosso povo. Há tão sonhada ponte que 'interligaria' de vez a região Tarauacá/Envira, e Vale do Juruá á capital acreana – e consequentemente ao restante do país. 

A referida estrutura começou a ser construída no ano 2009, ainda no governo de Binho Marques, sendo o custo de 48 milhões de reais — provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Foi inaugurado pelo o atual governador, Tião Viana, no ano 2011 — sendo entregue a população de Tarauacá em ato solene.

A ponte começou apresentar problemas estruturais no ano 2014, devido o desbarrancamento que ocorreu a margem do rio ao lado do bairro corcovado, e que comprometeu a sua estrutura.

No mesmo ano o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre – DERACRE, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram obras de contenção no local; e uma adaptação de perfil militar foi utilizada para reduzir os transtorno e permitir a liberação de tráfego sobre a via na época. 

Ainda em 2014 um relatório técnico do Dnit apontava as reais causas que ocorreu na cabeceira da ponte que Segundo especialistas, houve erro de construção. A mesma foi colocada no lugar errado e, o engenheiro do governo, não deu a devida atenção ás mudanças que o leito do rio apresentava nas ultimas décadas “A ponte, que está localizada numa curva, deveria ter sido construída num outro extremo do rio, a alguns metros, o que levaria a um desvio num dos trechos da rodovia federal, antes de entrar no perímetro urbano do município. A ponte deveria ter sido construída na jusante da curva maior e, não, a montante, como foi construída”, dizia o relatório. 

Atualmente as condições de uma das pistas de acesso à ponte, ainda encontra-se precária e oferecendo riscos aos condutores que trafegam por lá. O tempo passou e já fazem quase 3 anos. Nada foi feito, e a população ainda aguarda de forma ansiosa a recuperação definitiva da cabeceira da ponte sobre o rio que leva o mesmo nome do município.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

AGRADECIMENTO AOS ALUNOS DA DJALMA BATISTA PELA EXCELENTE NOTA NA REDAÇÃO E NO ENEM 2016.


Resultado Enem

Aproveito este espaço para externar os meus mais sinceros agradecimentos a todos os meus alunos das turmas dos 3ºs anos do Ensino Médio da Djalma da Cunha Batista em pela excelência  nas notas de Redação do ENEM, pela confiabilidade no trabalho dos professores e positividade dos alunos. Estou muito feliz com o resultado na prova de redação,  e nas demais ciências estudadas, mas quero deixar claro  que o sucesso é de vocês, a conquista é de cada um dos senhores, porquanto se dedicaram com afinco, assistindo às aulas, mantendo uma assiduidade, produzindo redações, estudando em casa, fizeram leituras de temas diversos, aceitaram as cobranças e exigências e, acima de tudo, certificaram de que escrever é fácil e simples. Não é dom, mas hábito.
A Escola fica feliz pelas mensagens de agradecimento direcionadas, pelo resultado obtido, mas nos me dêem o mérito do sucesso dos senhores, afinal de contas, vocês serão excelentes universitários, basta querer. Por conseguinte, o que a Djalma fez foi apenas o seu trabalho cobrando de todos os Professores, inclusive a Produção Textual que sabíamos da importância da escrita para a vossa ascensão intelectual e cultural.
Parabéns a todos os nossos alunos pela dedicação, empenho e desempenho nas provas objetivas e na prova de Redação.  Acreditar que o ensino publico deve ser  diferenciado, exigindo do professor uma maior atenção ao aluno, especialmente no momento da correção, do fazer e refazer e das dificuldades, este é nosso papel que não é valorizado, mas é nosso dever e rotina. Congratulo a todos os alunos pelo especial carinho que tiverem com nossa escola e por acreditarem que o caminho mais curto por mais doloroso que seja É A ESCOLA.
Gratifico estou por saber que é na educação que mudaremos este País
Parabéns a todos vocês e muito obrigado.
A vitória pertence ao mais perseverante

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Encerramento de matriculas 2017 Ensino Médio

Estado do Acre
Secretaria de Estado de Educação 
 Departamento de Ensino Médio
Escola “Dr. Djalma da Cunha Batista”
Rua Epaminondas Jácome, 1500 Centro / Cep: 69970-000
Tarauacá-Acre / Fone: 3462-1894




                                                Aviso
                              O diretor da escola de ensino médio dr. Djalma da Cunha Batista, usando das                                              atribuições que lhes são conferidas por lei e em conformidade com o regimento                                          escolar, torna público, para conhecimento de todos que esta encerrada a 1ª fase de                                  matrícula para 2017.
                             Informa ainda aos alunos que ficaram pendentes que as rematriculas estarão abertas                              até sexta feira dia 27 de janeiro de 2017.
                                                                             Atenciosamente
                                                                    José Ivonaldo Benigno Gomes
                                                                                   Gestor



  

Volta as aulas...

                                                                              COMUNICADO GERAL
                                                                             Ensino Médio de Tarauacá.

Senhores Pais / Responsáveis 

Sabemos que a Educação é função de todos. Como nossa missão, enquanto educadores, ultrapassa a esfera do conhecimento acadêmico, da transmissão de conteúdos e alcança a formação do indivíduo, através de orientação adequada, de bons exemplos, de sociabilização, de prevenção de problemas, trabalhar em sintonia com a família nos traz confiança e tranquilidade.
Sendo assim, no início de mais um ano letivo, gostaríamos de fortalecer nossa parceria – família/escola – a fim de contribuir para que nossos alunos tenham melhor desempenho tanto na escola como na vida.
Aproveitamos a oportunidade para também agradecer às famílias a confiança depositada em nosso trabalho.

ORIENTAÇÕES GERAIS
INÍCIO DO ANO LETIVO: 20/02/2017
HORÁRIO: Os alunos deverão estar atentos aos horários de entrada e saída:
 Manha 7h15min às 11h: 25min
Tarde: 13h00min às 17h25min.
noite: 16:30 min às 22h 30 min

Lembramos que atrasos e faltas acarretam prejuízo ao aprendizado. Os pais serão informados pela orientação escolar sobre problemas com o aluno nesse sentido.
UNIFORME: Todos os alunos, sem exceção, deverão estar devidamente uniformizados, inclusive nos meses de inverno, com o agasalho da escola. O aluno sem uniforme completo poderá ser impedido de assistir às aulas do dia. Não serão permitidas quaisquer alterações nas características originais do uniforme, como recortar golas ou barras de calças etc.
Todo o uniforme será exigido a partir de 05 de março.
Os Uniformes podem ser encontrados no endereço abaixo:
Na malharia da Dona Elenir: 
na Malharia do Jairo:
Em conjunto com coordenador  e demais funcionários, zelamos por um bom andamento do cotidiano escolar. Entretanto, contamos com a colaboração dos pais e dos alunos em relação aos pontos a seguir:
*os alunos não deverão trazer para o Colégio quantias significativas em dinheiro, aparelhos eletrônicos ou outros objetos de valor.
* o aluno deverá permanecer no recinto escolar, fora de seu horário normal de aula, somente quando houver alguma atividade programada (assistência escolar, educação física, ensaios, cursos, etc.), sendo obrigatório o uso do uniforme. Períodos de ociosidade podem ocasionar problemas disciplinares.
*Uso do celular – Não é permitida a sua utilização em sala de aula para não prejudicar o bom andamento das aulas. No intervalo ou saída não há restrição. Lembramos ainda que é expressamente proibido em sala de aula manusear e/ou ouvir MP3, Ipod, máquinas fotográficas ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico.
*Material escolar – Para um bom aproveitamento escolar é de fundamental importância que o aluno traga o material escolar a ser utilizado nas aulas do dia, não permanecendo em sala sem os devidos materiais.
OBS*: Este ano as reuniões serão feitas após um mês de aula para que tenhamos um parecer mais específico de cada turma.
Nossa equipe de coordenação e orientação agendarão encontros com os responsáveis caso haja alguma situação insatisfatória quanto à disciplina ou rendimento escolar. E nos colocamos à disposição dos responsáveis para conversarmos sobre qualquer assunto que julguem necessário.
Mais uma vez agradecemos pela confiança depositada em nossa escola e os aguardamos para um ano letivo de muito crescimento e realizações.
Sejam Bem Vindos!!!.
                                                             Tarauacá - Acre, 24 de janeiro de 2017.

INICIO DE ANO LETIVO CHEGANDO...

Mais um ano letivo se inicia... com ele, novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos de que tudo ocorrerá dentro do esperado. Trata-se de uma verdade, cujos propósitos têm tudo para dar certo, mas para isso se faz necessária uma boa pitada de dedicação e, acima de tudo, planejamento. 
Todos estão à espera do grande público-alvo: os alunos. Eles, por sua vez, levam consigo uma carga de expectativa bastante significativa. Claro, irão conviver boa parte do tempo na companhia de seus mestres, colegas e outros funcionários da escola. Dadas essas razões, os pressupostos aqui firmados têm por objetivo discorrer acerca da importância de toda essa equipe estar realmente preparada, no sentido de fazer com que os propósitos sejam alcançados.

Tudo começa pela semana pedagógica, na qual a equipe docente, ao lado da coordenação e do gestor (a) propriamente dito dedicam-se à tarefa de planejar acerca de tudo aquilo que será desenvolvido durante o ano. Após tal procedimento, eis que é chegado o grande dia: o primeiro dia de aula. O segredo: uma boa recepção, acima de tudo, e é claro, contando com a participação de todo o efetivo.   

Quem ficará à espera dos alunos e, possivelmente, dos pais? De preferência, o (a) diretor (a). Ao adentrarem à escola, tão logo no início do corredor lá estarão eles: uma equipe formada pelos funcionários de apoio, cujas atribuições são as de proporcionar as orientações necessárias aos recém-chegados, tais como: localização das salas, pátio, banheiros e demais dependências físicas pertinentes à escola.
Os professores? Cada um (levando em conta o horário de aulas previamente estabelecido) deles posicionados na porta da sala de aula. Dessa forma, sorrisos não poderão faltar, tampouco aquela velha e boa saudação: sejam bem-vindos. Afinal, gentileza nunca é demais e nada custa!
Chegando, possivelmente encontrarão as carteiras dispostas em círculo, haja vista que tal procedimento permite a sociabilização, tão importante quanto necessária para o estabelecimento de vínculos, não menos importantes. Posicionados, é momento de dar o devido direcionamento. Portanto, cabe a você, caro (a) professor (a), tomar as rédeas da situação. Diagnóstico é a palavra de ordem, sem dúvida. Nada de começar já expondo e “derramando conteúdos”. Seja qual for a disciplina ministrada, torna-se importante realizar uma sondagem inicial, no sentido de captar as expectativas de cada um – importante passo, o qual poderá nortear os passos a serem seguidos durante todo o ano.  Feito isso, e se ainda sobrar tempo, aí sim é o momento de explanar acerca do que será trabalhado, os projetos, os conteúdos, inclusive os livros literários que serão adotados no decorrer do ano, enfim... Importante nesse momento é explanar sobre algo realizado anteriormente, procurando enfatizar os benefícios colhidos, haja vista que essa atitude poderá funcionar como mola propulsora, despertando interesse e motivando o púbico a demonstrar toda a capacidade ali... guardada e depois revelada aos quatro cantos. Não é a toa que grandes gênios são encontrados dentro do ambiente escolar.

No dia seguinte, até mesmo pela escassez do tempo, entram em cena “as combinações”. Sim, elas mesmas, popularmente conhecidas pelos direitos e deveres de cada um. Necessárias, portanto, pois muitos poderão achar que tudo é fácil demais. Uma boa sugestão é começar pelos direitos, haja vista que a noção de deveres, pelo simples fato de não “soarem” demasiadamente como uma imposição, poderão ficar para o próximo ato da cena. Nesse sentido, em se tratando dos primeiros, um bom exemplo são os livros didáticos, muitas vezes oferecidos gratuitamente na rede pública de ensino. Dessa forma, recebê-los é um direito de cada um, conservá-los, é questão de...
Sim, deveres em ação! O primeiro passo é apresentar aquelas regras comuns a todos, sobretudo as retratadas pelo regimento da própria escola. Em seguida aquelas consideradas “internas”, estabelecidas por cada professor, de acordo com seus próprios critérios.
Assim combinado... Avante! É hora de começar.

Termo de Compromisso 2017- para alunos(as) e/ou responsável legal


Queremos e podemos fazer real a escola ideal – uma escola democrática e eficaz na formação intelectual e cidadã de nossos jovens. Só depende de todos nós. Por isso quando alguém se matricula em nossa escola, imediatamente passa a compor essa comunidade e, com isso: adquire direitos e assume deveres fundamentais para garantir o sucesso no alcance das metas e objetivos a que nos propomos.
Desse modo, o termo de compromisso abaixo citado é assumido, de antemão e sumariamente, por todo(a) aluno(a) e/ou seus respectivos responsáveis, como condição indispensável para integrar a Comunidade Escolar Djalma Batista. Permanecendo a matrícula após a primeira semana de aula, entender-se-á como firmado o compromisso do(a) aluno(a) e seu responsável legal.
Em caso de discordância, o(a) aluno(a) ou seu responsável (tratando-se de menores de 18 anos), é livre para cancelar a matrícula e/ou receber a transferência para  outra escola.
 Declaro estar ciente de que meu filho deverá atender às normas descritas neste documento, do qual estou de acordo.
1º. Qualquer assunto de ordem pedagógica, administrativa ou disciplinar deverá ser tratado primeiramente com a Direção e Equipe Pedagógica deste Estabelecimento de Ensino.
2º. O aluno deverá observar rigorosamente o horário de entrada, conforme o seguinte abaixo:
  MANHÃ: Início das Aulas: 07:00 horas
 TARDE: Início das Aulas: 13:00 horas
 NOITE: Início das Aulas: 18:30 horas

3º. Em caso de atraso o aluno deverá apresentar uma justificativa.
4º. O aluno deverá comparecer portando todo material necessário às suas atividades diárias e estar uniformizado, sendo que, quando isso não for possível, o responsável deverá enviar uma justificativa.
5º. O aluno não deverá trazer para a escola qualquer objeto que não seja do uso pedagógico, principalmente telefone celular, MP3 e aparelhos eletro-eletrônicos. Se necessário, a escola manterá contato com os pais. Quanto ao uso dos celulares, o aluno que for flagrado, independentemente da finalidade, terá seu aparelho guardado pela direção e entregue para a família mediante assinatura de termo conforme lei estadual sobre o uso do memso. Em caso de reincidência, o aparelho ficará guardado no Estabelecimento de Ensino até o final do ano. Em caso de roubo de qualquer aparelho, a escola se exime de qualquer responsabilidade.
6º. Todo aluno é responsável pelos seus pertences pessoais e escolares. A escola não se responsabiliza por roubo, perda ou qualquer dano aos mesmos, inclusive pelas bicicletas.
7º. O aluno que retirar livros da Biblioteca deverá devolvê-los no prazo estipulado ou pagará multas. Em caso de perda deverá restituir à escola o mesmo material (o responsável deverá ressarcir).
. A escola não fornece qualquer tipo de medicamento. Em caso de necessidade os pais deverão enviá-los pelo aluno.
9º. O aluno receberá Livros Didáticos a título de empréstimo, sendo de sua responsabilidade, bem como de seu responsável, zelar pelos mesmos e devolvê-los no final do ano letivo. O responsável deverá repor qualquer item deste material em caso de perda pelo aluno.
10º. A saída do aluno, antes do término das atividades do período, somente será permitida por motivo justo e com autorização escrita do responsável.
11º. A saída do aluno da sala de aula (em qualquer situação) só será permitida com a autorização do professor ou da direção. Caso o aluno necessite sair antes do horário (médico, dentista, etc), os pais devem encaminhar uma justificativa autorizando a escola a dispensar o aluno.
12º. A escola não se responsabilizará por alunos que não entrarem na escola (e ficarem perambulando pelas ruas), no horário escolar.
13º. Não será permitida a entrada em qualquer período, de alunos com roupas inadequadas, como calça com cós baixo, short curto, blusa curta, devendo cumprir a cláusula 4º referente ao uniforme.
14º. Todo final de bimestre haverá reunião de Pais e Mestres para tratar de assuntos diversos e do rendimento escolar. O responsável pelo aluno que tiver conceitos abaixo da média (nota vermelha) será obrigado a comparecer nestas reuniões para tomar ciência da situação do aluno.
15º. A Escola ofertará aos alunos com dificuldade de aprendizagem o Apoio Pedagógico matemática e português (para as 1ª séries, segundo os critérios de inclusão da referida modalidade; sendo de responsabilidade dos pais a freqüência do aluno. Caso não haja freqüência, os pais serão responsabilizados pelo desenvolvimento do educando).
16º. O aluno que tiver problemas de saúde deverá apresentar o atestado médico principalmente para as aulas de Educação Física.
17º. O uso de tabaco, substância tóxica e bebida alcoólica nas dependências da escola são terminantemente proibidas.
18º. Não é permitido qualquer tipo de "namoro" nas dependências da escola.
19º. As faltas em dias de avaliações somente serão justificadas com atestado médico ou solicitação escrita do responsável.
20º. No caso de desacatos a autoridades escolares, agressões ou insultos entre alunos e/ou funcionários do Estabelecimento de Ensino, tais atitudes serão punidas de acordo com a legislação.
21º. Brigas e outros atos de violência e falta de respeito não serão tolerados nem dentro e nem nas imediações desta Escola sobre forma de serem punidas em conformidade com a lei 001/2016 do CEE. O aluno que se envolver em tais ocorrências estará sujeito a sanções disciplinares cabíveis nas normas regimentais. 
22º. Quaisquer danos causados ao patrimônio escolar deverão ser ressarcidos pelo responsável.
23º. O não cumprimento dos deveres estipulados ou a reincidência em faltas disciplinares poderão acarretar aos pais a responsabilidade dos atos infratores do aluno, já que são responsáveis pela orientação dos mesmos.
                                                 __________________________________________
             Assinatura do pai, mãe ou responsável.

DESTAQUE

  EDITAL DE CONVOCAÇÃO     ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA                         O Presidente da Federação Acreana de Basketball (F...