Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

15 filmes para se trabalhar Historia.

Colonização da América e Brasil Colonial
- Aguirre, a Cólera dos Deuses: Baseado em fatos históricos, o filme mostra uma expedição de conquistadores espanhóis em busca de El Dorado, a lendária cidade de ouro, descendo os Andes e chegando à selva amazônica, em pleno século XVI. Enlouquecido por sua ambição, o protagonista Lope de Aguirre se perde em seus sonhos e devaneios.
- Hans Staden: O filme narra a história do soldado e marinheiro alemão Hans Staden que, no início do século XVI, foi capturado por uma tribo indígena brasileira, os Tupinambás, que eram inimigos dos colonizadores portugueses.
- Carlota Joaquina: A comédia conta a história da vinda às pressas da família imperial portuguesa ao Brasil, em 1807, tentando escapar das tropas napoleônicas que invadiam Portugal.
Iluminismo
- Amadeus: O filme é livremente inspirado nas vidas dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, que competiam entre si, em Viena, na Áustria, durante a segunda metade do século XVIII.
- Moça com Brinco de Pérola: O filme narra uma história fictícia sobre como o pintor barroco holandês Johannes Vermeer teria pintado o seu famoso quadro “Moça com Brinco de Pérola”.
- A Duquesa: Esta é a história real da vida de Giorgiana Cavendish, a duquesa de Devonshire, no Reino Unido. O filme mostra em muitos detalhes o cotidiano e o estilo de vida da aristocracia britânica entre os séculos XVIII e XIX.
Revolução Francesa e Napoleão
- Maria Antonieta: Sob uma ótica moderna, o filme mostra a vida de luxos e deleite da princesa austríaca Maria Antonieta, que se casou com o príncipe francês Luís XVI, tornando-se rainha da França. A aristocrata vive em um mundo de fantasia na corte de Versailles, até o momento que a revolução explode.
- Danton – O Processo da Revolução: O filme mostra os primeiros momentos de terror após a vitória da revolução francesa, quando o governo estabelecido persegue desafetos e até mesmo um de seus líderes, Danton, que é agora considerado um inimigo.
- A Batalha de Waterloo: O filme conta a história da última batalha do imperador francês Napoleão, em 1815, quando suas tropas foram derrotadas na Bélgica pela coligação britânica e prussiana, comandada pelo Duque de Wellington.
Primeira Guerra Mundial
- A Fita Branca: O filme mostra o dia a dia de um vilarejo no norte da Alemanha, pouco antes da Primeira Guerra Mundial, com um foco especial em um coral de crianças. A narrativa, muito sutil, mostra o clima de ascensão de uma mentalidade conservadora e fascista entre os alemães.
- Glória Feita de Sangue: Em 1916, durante a primeira Grande Guerra, um general francês ordena um ataque suicida contra os alemães. Como nem todos os soldados concordam, o general ordena então um ataque contra suas próprias trincheiras. A decisão absurda resulta em um julgamento militar sem precedentes.
- Rosa Luxemburgo: O filme é baseado na biografia da filósofa e economista polonesa Rosa Luxemburgo, que tentou arduamente impedir a eclosão da 1ª Guerra Mundial.
Revolução Russa
- Doutor Jivago: Sob a ótica do médico Yuri Jivago, o filme mostra o antes e depois da Revolução Russa, enquanto ele se apaixonava pela jovem enfermeira Lara.
- Reds: O jornalista americano John Reed estava em Moscou em 1917 durante a revolução que levou os bolcheviques ao poder. O filme é inspirado no livro que escreveu relatando o que viu, “Os Dez Dias Que Abalaram o Mundo”.
- O Encouraçado Potenkim: Este grande clássico do cinema conta o episódio da revolta dos marinheiros russos no início do século XX, um dos estopins da revolução proletária

Nenhum comentário: