Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) faz manutenção em laboratório de informática da Escola Djalma Batista


O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria de Educação em Tarauacá, através do Professor e Técnico Eronildo Marques, realizou na tarde desta quarta feira, 10 de maio, um serviço de manutenção no Laboratório de informática da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista, composto de 10 estações multiterminais (2 monitores para 1 CPU) e um servidor, todos ficaram conectados à Internet. Além disso, foi apresentado ao diretor Professor José Ivonaldo, a plataforma EDUC  e o mesmo  mesmo se surpreendeu com a diversidade de recursos didáticos, principalmente a integração do portal com os vídeos do YouTube.


O diretor se comprometeu em reunir com os professores para possibilitar a construção de atividades através dos objetivos digitais de aprendizagem ODAS, bem como o cadastro no curso escola digital de 40h.


O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) é uma estrutura descentralizada de apoio permanente ao processo de introdução da tecnologia nas escolas públicas. Nele estão sendo preparados os professores dos Ensinos Fundamental e Médio e os técnicos de suporte à Informática Educativa das escolas. Cada núcleo dispõe de uma equipe composta por educadores (multiplicadores) e especialistas em Informática Educativa, que foram capacitados através de cursos de especialização ministrados pelas principais universidades do país.


Em Tarauacá, o NTE está localizado no prédio do Cedup/Polo UAB, sob a Coordenação da Professora Maria do Livramento (Joia Sampaio), tendo como Formador e Suporte Técnico, Professor Eronildo Marques. 

Os NTEs dispõem de laboratórios semelhantes aos das escolas, de forma a reproduzir o ambiente tecnológico que estará disponível para os professores e alunos, além de equipamentos para teste e avaliação de programas educativos.

As principais funções do NTE são:

Capacitar professores e técnicos de suporte;
Prestar suporte pedagógico e técnico às escolas;
Pesquisar, desenvolver e disseminar experiências educacionais;
Interagir com as Coordenações Regionais e Nacionais do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo);
Sensibilizar e motivar as escolas para incorporação da tecnologia de informação e comunicação;
Formação continuada dos professores e das equipes administradoras das escolas;
Acompanhamento e avaliação local do processo de informatização das escolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DJALMA BATISTA, ABRE PROCESSO DE MATRÍCULAS PARA 2019

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)