CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA: DICAS PARA CRIAR UM AMBIENTE ESCOLAR MAIS HARMONIOSO



A escola é um lugar de diversidade, por isso, criar projetos que valorizem a convivência democrática são fundamentais para que exista um ambiente harmonioso nas unidades de ensino. Para proporcionar também um ensino de qualidade, é necessário renovar a estrutura educacional e estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos, sem exclusão. Sem abrir mão da sua hierarquia, o professor deve atuar como um mediador do conhecimento e proporcionar vários meios de aprendizagem aos alunos. A convivência democrática na escola passa pela construção coletiva com a participação de toda a comunidade, buscando caminhos para torná-la cada vez mais eficiente e capaz de cumprir seu papel na sociedade.

Segundo a coordenadora de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Kessiane Goulart, a convivência democrática ajuda na concepção da melhoria da educação, uma vez que a escola deve mapear a rede de serviços públicos e comunitários em seu território e se articular de forma a fomentar maneiras de participação. “As ações da atual gestão na Secretaria de Educação apontam no sentido de uma escola integrada ao seu território, pensando cada sujeito de forma integral, possibilitando que se aflorem suas potencialidades”.


Para lidar com estas questões, a SEE criou o Programa de Convivência Democrática nas Escolas, que tem como objetivo, através de projetos e estratégias educativas, compreender e enfrentar as violências no ambiente escolar, além de incentivar a participação política da comunidade onde as escolas estão inseridas. A partir disso, cada escola tem que desenvolver seu próprio Plano de Convivência Democrática, que será parte integrante do seu Projeto Político Pedagógico, de acordo com suas especificidades e particularidades de sua comunidade.

O Blog Educação separou algumas dicas para constituir relações melhores entre alunos, professores e comunidade.

CONFIRA:


Diálogo 

O professor tem a função de atuar, diariamente, com mediação e liderança. Para que obtenha sucesso na sua atuação em sala de aula, é necessário investir no diálogo. Ouvir sugestões dos alunos e também relatos sobre a evolução do aprendizado e dificuldades apresentadas pelo grupo, facilita a análise e, consequentemente, a busca por melhores resultados docentes e discentes.

Criatividade

Tornar cada aula inesquecível e fazer com que o conteúdo seja absorvido facilmente pelos alunos é uma missão complexa, mas possível de ser cumprida. Uma boa alternativa é usar a criatividade pra elaborar atividades em grupo que expandam a vontade de aprender, dominar os conceitos apresentados e gerar mais facilidade em compreender determinada disciplina.

Trabalho extraclasse

Mesmo que haja muitos conteúdos a serem apresentados, é necessário que o professor apresente conceitos que vão além da sala de aula, sem deixar, é claro, de seguir os preceitos educacionais determinados pela instituição e o cronograma de atividades elaborado. Apresentar situações cotidianas que contribuam para a formação do estudante como cidadão, trazendo mais experiências sobre a vida em geral, é uma excelente forma de fazer um trabalho construtivo e contribuir para a formação do caráter dos alunos.

Ambiente

A organização dos espaços também é algo importante. Devamos lembrar que crianças necessitam de espaço que possam chegar, brincar, aprender, comer, realizar as necessidades fisiológicas e até mesmo dormir. E os professores necessitam de um espaço onde possam se reunir, trabalhar em equipe, receber visitas de pais, guardar material, etc. A decoração e a estética também são importantes para que os educadores tenham uma distribuição e organização do espaço que corresponda às reais necessidades e que tragam a sensação de bem-estar.

Evitar o bullying

Os atos de bullying são impulsionados, muitas vezes, pela falta de conhecimento, pelo preconceito e até mesmo pela falta de respeito ao próximo, configurando-se, portanto, como ato ilícito por desrespeitar os princípios constitucionais ao se tratar da dignidade da pessoa humana. Diante disso, a escola hoje devem adotar medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar. Tais medidas devem ser incorporadas no projeto pedagógico da escola das unidades escolares e ao planejamento escolar, para identificar os casos e criar um ambiente saudável na escola.


DICA AUDIOVISUAL

A animação Dia e Noite, dos estúdios Disney Pixar, ilustra bem a perspectiva integradora da diversidade. Os personagens, o Dia e a Noite, primeiramente se estranham e rivalizam por causa das divergências. Porém, aos poucos eles se fascinam pelas características que não possuem: o Dia descobre as estrelas e a Noite se encanta pelo calor da praia. Os professores podem trabalhar esse vídeo em sala de aula, para discutir e levantar atitudes e convicções. O exemplo pode servir de estímulo para conhecer, vivenciar e respeitar o modo de ser do outro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DJALMA BATISTA, ABRE PROCESSO DE MATRÍCULAS PARA 2019

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)