terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo do Estado entregará nesta quarta feira os netbooks do Programa Ensinomedio.ac aos estudantes do ensino médio de Tarauacá


O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Esporte, anuncia para amanhã, quarta feira, 01 de junho, às 14 horas, a entrega dos netbooks do Programa Ensinomedio.ac, em Tarauacá. Serão contemplados 360 alunos do terceiro ano da Escola Dr. Djalma da Cunha Batista. 

De acordo com o Secretário de Educação Daniel Zen, os netbooks vão potencializar o aprendizado dos alunos e contribuir para que a escola se adapte ao perfil das novas tecnologias. “Estamos diminuindo a distância entre o comportamento digital dos estudantes e a escola analógica”, afirma Daniel Zen.


Para ter direito à máquina, o aluno tem que estar devidamente matriculado e com frequência regular, além de assinar o termo de cessão e responsabilidade. Os investimentos no programa são da ordem de R$ 7 milhões. 

O aluno terá em mãos uma ferramenta com quase três mil obras literárias à disposição, além de conteúdos educacionais elaborados pelo MEC. Os netbooks serão compostos por softwares Linux educacional 3.0, compatível com Windows. Cada net possui mesmo potencial pedagógico contido no Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo).

A iniciativa proporciona a inserção dos estudantes ao mundo da informática, incentivando a utilização das novas tecnologias, aumentar a taxa de conclusão e reduzir os índices de abandono e repetência no ensino médio. Os alunos da rede pública que conseguirem entrar na universidade ainda poderão continuar utilizando o equipamento através de um novo termo de adesão, assinado pela família do estudante beneficiado.

O Programa Ensinomedio.ac consiste na cessão temporária de equipamentos portáteis de informática tipo netbook aos alunos concluintes do Ensino Médio das unidades de ensino da rede pública estadual. Para ter direito à máquina, o aluno tem que estar devidamente matriculado e com freqüência regular. Os netbooks são uma versão menor e mais leve dos notebooks. Eles são mais para acesso à web e podem realizar diversas outras atividades. Eles também rodam um sistema operacional que controla o hardware e os programas – no caso trata-se do Linux, de licença pública. Usam processadores e placas de vídeo integradas bem simples. Os netbooks do Ensinomedio.ac usa processador Atom N450 da Intel, de até 1 GB de RAM e HD de 160 mb. A tela é de LCD com 10 polegadas, com web cam e wi-fi. A marca é Positivo.


Ao todo, 47 escolas em todo o Estado receberão computadores portáteis. Armando Nogueira e Barão do Rio Branco terão o maior número de netbooks, com 435 e 587, respectivamente. Em Cruzeiro do Sul, as cinco escolas de ensino médio estaduais receberão no total, 821 máquinas. Os investimentos no programa são da ordem de R$ 5 milhões de reais, sendo 1,2 milhões com recursos próprios e o restante financiado pelo BNDES.

A Política de inclusão digital no Acre teve início em 2006 com o programa denominado Comunidade Digital, que compreende centros comunitários denominados Telecentros, disponíveis em todos os municípios do Estado do Acre. Telecentros são espaços públicos localizados em comunidades e locais estratégicos, estruturados com computadores para cursos de iniciação a microinformática, oficinas temáticas e acesso à Internet, sob orientação e acompanhamento de monitores capacitados. .

A revolução do conhecimento com o Floresta Digital

O Ensinomedio.ac faz parte da revolução tecnológica vivenciada pelo Acre através do Floresta Digital, que visa a construção de uma rede de comunicação de dados em banda larga com aceso gratuito à Internet para o cidadão na área urbana de todas as cidades, e em 100 pontos de comunidades isoladas.

A Rede Floresta Digital será utilizada para prover desde o acesso público gratuito à Internet para o cidadão, como também disponibilizar os recursos de governo eletrônico –o projeto Governo Único ou EGoverno. Com isso, governo e cidadão contam com mais um canal de interação através da rede Floresta Digital que será um meio de desenvolvimento econômico, social e intelectual ao promover mais acesso a grande rede de comunicação mundial, a Internet.


FICHA TÉCNICA DO NETBOOK
Computador portátil Positivo
1 giga de memória, HD 160
Processador Atom N450 Intel
Tela LCD 10´´, web cam, rede wirelles
Sistema operacional Linux 3.0 com BR Office e Conteúdo MEC (vídeos, áudio, mídias e textos relacionados ao terceiro ano do EM)

com informações da Agência de Notícias do Acre


Nenhum comentário:

DESTAQUE

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)

Natural de Tarauacá, Acre, Djalma era filho de Gualter Marques Batista, advogado e Francisca Aciolly da Cunha Batista. Formado em ...

MAIS VISITADAS