sexta-feira, 29 de setembro de 2017

OFICINA DE VIOLÃO INICIA NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA NA ESCOLA DJALMA BATISTA

Aulas iniciam na segunda feira
Na próxima segunda feira, inicia-se mais uma ação promovida pela Gestão do Professor Ivonaldo Benigno com objetivo de melhorar cada vez mais o desenvolvimento intelectual dos estudantes da Escola Djalma Batista. Professores e servidores interessados também poderão participar. 

Oficina será realizada na escola

Trata-se  de uma oficina de música na modalidade violão, que será destinada aos estudantes dos 3 turnos. O professor Raimundo Accioly é o responsável pela ação.  

Professora Tamayra é uma das inscritas no curso
A escola dispõe de violões adquiridos há vários anos através do Projeto Ensino Médio Inovador, e agora vai utilizá-los. 

Reunião 
Nesta sexta feira, foram realizadas as reuniões com os alunos para a definição das datas e dos horários. As aulas acontecerão nas segundas, terças e sextas feiras, nos horários de 14 as 16 e 19 às 21 horas. 

Estudantes do turno da tarde 
Alunos do turno da manhã estudarão à tarde e à noite, alunos da tarde estudarão à noite e, os da noite, estudarão a tarde. 

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

SETEMBRO AMARELO NA ESCOLA DJALMA BATISTA: CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO DA VIDA

Professores e estudantes na campanha  setembro Amarelo
A Escola de Ensino Médio Djalma Batistas também colaborou com a campanha "Setembro Amarelo". Uma mobilização nacional com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o grande numero de suicídios que acontecem no país.

Palestras
Palestras no auditório da escola promovidas pela Psicóloga Laura Pontes e equipe do Hospital Sansão Gomes, debates nas salas de aula e campanha de rua com professores e estudantes foram algumas das atividades realizadas. 

Estudantes e professores nas ruas
Na noite de sexta feira (22), alunos do 3° anos do Ensino Médio Djalma Batista e a participação muito especial do Wesley Castro, realizaram pinturas no asfalto numa área de grande movimentação localizada no centro da cidade, em frente ao Banco do Brasil. 


Professores e Alunos fazem o alerta contra o suicídio

No final da tarde de sábado (23), os estudantes e os professores foram para o semáforo com cartazes e o lacinho que representa a campanha, chamar a atenção de motoristas e pedestres que passavam no local. Cada vez que o sinal fechava os estudantes ocupavam a faixa de pedestres. Enquanto um grupo segurava cartazes, outro entregava panfletos e o lacinho da campanha. 

Professora Márcia Mourão empunha um cartaz com mensagem de valorização da vida.
A professora Márcia Mourão, uma das organizadoras da ação, disse que estava muito alegre e satisfeita com a campanha e a participação dos alunos. "O mês de setembro é dedicado para alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as formas de prevenção. Não fique sozinho, converse, não desista de você. Obrigada aos meus queridos alunos por estar abraçando esse projeto. Todos pela vida. E aos professores Damião Santos, Edilene Gomes, Ramon Prest e todos que ajudaram", disse a professora. 

No final todos soltaram baloes amarelos simbolizando o a valorização da vida.

domingo, 24 de setembro de 2017

AULA DE SÁBADO NA DJALMA BATISTA COM JOGOS EDUCATIVOS, ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS

Jogos aconteceram no pátio da escola
A aula de sábado na Djalma Batista foi pensada para que estudantes, professores e servidores do quadro administrativos, já cansados das atividades da semana, pudessem desenvolver ações que que conciliassem descontração e aprendizado. Foi então que a equipe gestora e professores da escola pensaram em jogos educativos, atividades culturais e esportivas. 

Professora Márcia Mourão no Karaokê
No último sábado (23 de setembro), todos participaram jogando dama, baralho e xadrez. Na quadra de esportes, o voleibol. Na sala da cultura, a disputa se deu no concurso de karaokê, que garantiu a participação de dezenas de estudantes. A rádio escola produzia o som ambiente.

Diretor  participando das atividades 
De acordo com o diretor Professor José Ivonaldo são aulas diferenciadas nas diversas disciplinas que fazem parte do currículo. "São 6 sábados onde serão trabalhados projetos escolares que incluem os jogos matemáticos e as ações de leitura, através do ensino médio inovador como produção e fruição das artes, mundo do trabalho, criação cientifica. Alunos ajudando os professores com seu saber e os professores ajudando os alunos a saber fazer. Ações que envolvem alunos, monitores e professores envolvidos" destacou. No próximo sábado, deverá ser trabalhado serão realizados jogos na quadra da escola.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

ESCOLA DJALMA BATISTA GARANTE SEGUNDO LUGAR EM CONCURSO DE BLOGS NO ACRE.


Com esforço da equipe de gestão a escola Djalma Batista de Tarauacá volta a ser destaque no cenário da rede de educação estadual. Recentemente foi classificada entre as dez melhores dentro da avaliação do Prêmio de Gestão Escola e vai para a gratande final que acontece no final do mês de setembro. 

A escola se destacou também no Concurso de Blogs promovido pela SEE, se classificando em segundo lugar. "Estamos felizes por mais esse destaque da nossa escola. O concurso de blog não é fácil pois dependemos de curtidas e compartilhamentos na internet. Tarauacá tem 10% da população de Rio Branco e disputamos até os último minutos o primeiro lugar com uma escola da capital. Fizemos grande mobilização da nossa comunidade escolar e população de Tarauacá para votar na Djalma. O resultado foi muito significativo pra todos nós. Obrigado a todos", comentou o diretor. 

Por essa classificação a escola Djalma vai receber um prêmio de R$600,00 (seiscentos reais). 

O CONCURSO DE BLOG. 

Buscando incentivar a cultura digital dentro das escolas, a Secretaria de Educação e Esporte (SEE), por meio da coordenação de tecnologia educacional realizam concurso de blogs dentro da programação da Viver Ciência. O concurso já acontece há três anos e serve como incentivo à participação dos alunos em relação à tecnologia.

Cleice Moreira, coordenadora de tecnologia educacional e integrante da comissão que avaliou os trabalhos conta que o concurso é uma forma de fomentar o uso das tecnologias dentro das escolas e é também uma ferramenta de participação democrática. “O blog é uma forma de mostrar para a comunidade escolar os eventos e acontecimentos das escolas como um local de divulgação das ações”, diz.

Os blogs que já têm atuação mais extensa, ou seja, tempo de atuação maior, conseguem pontuação elevada, pois esse tempo representa uma acuidade maior daquele trabalho. Na comissão há profissionais da área do cinema e educação, como por exemplo, o cineasta acreano Adalberto Queiroz. Consultores e técnicos também integraram a comissão.

O objetivo do concurso é que, ao longo do tempo, a ação se consolide e já fique no calendário da secretaria e das escolas, sendo complemento das atividades escolares.

Sobre a premiação

Além da premiação em dinheiro os ganhadores e a escola ganharão também um certificado de participação do evento.

Primeiro lugar blogs: 1000 reais;
Segundo lugar: 600 reais;
Terceiro lugar: 400 reais.

Vencedores Viver Ciência 2017

Blogs

1º lugar : Escola José Ribamar Batista

2º lugar: Escola Dr. Djalma da Cunha Batista

3º lugar: Escola João Batista Aguiar

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ESCOLA DJALMA BATISTA RECEBE COMISSÃO ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DO PRÊMIO DE GESTÃO ESCOLAR 2017.

Equipe gestora e comissão estadual de avaliação
A Escola de Ensino Médio Djalma Batista do Município de Tarauacá, recebeu na tarde desta quarta feira (20), a Comissão Estadual de Avaliação da 16ª Edição do Prêmio de Gestão 2017.

Diretor Ivonaldo e comissão de Avaliação
A comissão, composta pelos Professores Jair Moura (SEE), Daryl Abejdid (SINTEAC), Izaneide Prado (SIMPROACRE), Tiêta Anastácio (CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - RB), Elizânia Wolter (CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  - RB), foi recebida pelo Diretor Professor Ivonaldo e toda sua equipe gestora.

Visita aos espaços da escola

A comissão visitou todos os espaços da escola, conversou com estudantes, professores, servidores de apoio administrativo, pais e equipe gestora. Por fim, a comissão analisou documentos e fez diversas anotações. 


A Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista do Município de Tarauacá está entre as 10 finalistas do Prêmio de Gestão Escolar 2017 e vai disputar a grande final da Etapa Estadual em Rio Branco no final do mês de Setembro. 


Confira os finalistas: 

Nome da escola - Município - Rede 

Divina Providência - Cruzeiro do Sul - Estadual 
Djalma Batista - Tarauacá - Estadual 
Valério Caldas - Cruzeiro do Sul - Estadual 
Edmundo Pinto - Porto Acre - Estadual 
Francisco Leitão - Feijó - Estadual 
Instituto Santa Juliana - Sena Madureira - Estadual 
Jader Saraiva - Porto Acre - Estadual 
José Augusto - Tarauacá - Municipal 
Raimundo Magalhães - Sena Madureira - Estadual 
Ruy Azevedo - Rio Branco - Estadual
















ATENÇÃO PARA O CALENDÁRIO DE PROVAS


Dia 25

#Segunda -feira 
Português 
Química 

Dia 26

#Terça-feira 
Biologia 
Artes 
Filosofia 

Dia 27

#Quarta-feira 
História 
Geográfica 

Dia 28

#Quinta-feira 
Matemática 
Sociologia 
Inglês 

Dia 29

#Sexta-feira 
Física 
Espanhol 
Educação física

terça-feira, 19 de setembro de 2017

ESCOLA DJALMA BATISTA CLASSIFICADA ENTRE AS 10 FINALISTAS DO PRÊMIO ESTADUAL DE GESTÃO ESCOLAR 2017

Estudantes da Escola Djalma Batista
A Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista  do Município de Tarauacá está entre as 10 finalistas do Prêmio de Gestão Escolar 2017 e vai disputar a grande final da Etapa Estadual em Rio Branco no final do mês de Setembro. 

Diretor José Ivonaldo
Para o diretor da Escola Djalma Batista, Professor José Ivonaldo Benigno, o fato da escola estar entre as 10 melhores avaliadas do Acre já é uma grande conquista da comunidade e da população de Tarauacá. "A Escola foi classificada pormérito de toda a equipe escolar em seus diversos segmentos. Inclua-se aí o esforço e dedicação dos nossos alunos, o compromisso dos pais e de toda a comunidade. Por fim, destaco às nossas parcerias com a sociedade civil organizada, poderes públicos e iniciativa privada, apoio do Núcleo Estadual de Educação e todas as as parcerias", destacou.

A Coordenação da 16ª edição do Prêmio Gestão Escolar divulgou nesta terça-feira, a relação das dez escolas que são finalistas da etapa estadual da premiação. 

Apenas uma se consagrará campeã, em solenidade de premiação da fase estadual, que acontece no próximo dia 29 deste mês, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, a SEE, em Rio Branco. 

A escola campeã na etapa estadual segue disputando a etapa regional, cuja vencedora será conhecida no próximo dia 20 de outubro, em grande festa no Acre. 

No entanto, todas recebem premiação em dinheiro, neste dia 29 de setembro, na etapa estadual. A ordem é a seguinte: 

R$ 10 mil para o primeiro lugar, além de abono de 20% no salário dos servidores lotados na escola, no mês subsequente ao prêmio. Para o 2º lugar, R$ 7,5 mil, para o 3º lugar, R$ 5 mil e do 4° ao 10° lugar, R$ 3 mil. A premiação total é de R$ 42,5 mil. 

Ressalta-se ainda que o gestor da escola campeã também nesta fase regional tem direito a participar de um intercâmbio nacional ou internacional. 

As dez instituições de ensino foram classificadas por serem consideradas referência em gestão escolar, em 2017. 

Os municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Porto Acre foram os que mais classificaram suas escolas, duas de cada cidade. Rio Branco só teve uma eleita para a final. 

Já entre os dias 19 e 20 do próximo mês, os olhares de toda a educação do Brasil estarão voltados para o Acre. O Prêmio de Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Consed, e que tem como coordenador nacional o secretário de Estado de Educação e Esporte do Acre, Marco Antonio Brandão Lopes. 

“O prêmio tem caráter inclusivo e o de estimular nos gestores das escolas inovações que permitam agregar valor ao ensino, incentivando os jovens a serem atuantes e produtivos e evitando práticas que causem a evasão escolar, por exemplo”, afirma Brandão Lopes. 

São parceiras do Prêmio de Gestão Escolar instituições como a própria SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais, além da Universidade Federal do Acre, sindicatos e movimentos estudantis e a União dos Conselhos Municipais de Educação. 

Eles selecionaram os avaliadores e coordenaram o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos no edital do Prêmio.

Confira os finalistas: 

Nome da escola - Município - Rede 

Divina Providência - Cruzeiro do Sul - Estadual 
Djalma Batista - Tarauacá - Estadual 
Valério Caldas - Cruzeiro do Sul - Estadual 
Edmundo Pinto - Porto Acre - Estadual 
Francisco Leitão - Feijó - Estadual 
Instituto Santa Juliana - Sena Madureira - Estadual 
Jader Saraiva - Porto Acre - Estadual 
José Augusto - Tarauacá - Municipal 
Raimundo Magalhães - Sena Madureira - Estadual 
Ruy Azevedo - Rio Branco - Estadual

Com informações do blog do Núcleo de Educação de Tarauacá

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

ESCOLA DJALMA BATISTA RECEBE REITOR DA UFAC PROFESSOR DOUTOR MINOURO KIMPARA


O Reitor da Universidade Federal do Acre Professor Doutor Minouro Kimpara, esteve nesta segunda feira, 18 de setembro, ministrando uma palestra motivacional tendo por base a Universidade federal do Acre e os desafios da juventude na hora de decidir o futuro.  


Recebido com muito carinho pela direção e comunidade escolar de maneira geral, Minouro se fez presentes nos três turnos conversando com os jovens estudantes da escola Estadual de Ensino Médio Djalma Batista. 


O Diretor Professor José Ivonaldo deu boas vinda ao reitor e pediu que os estudantes  aproveitasse cada minuto da paletra. 

Terceira edição da Mostra Científica Viver Ciência começa nesta terça feira.

Com o tema “Ciência Unindo Saberes”, terceira edição do Viver Ciência se inicia nesta terça (Foto: Mágila Campos)
A terceira edição da Mostra Científica Viver Ciência, realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), inicia nesta terça-feira, 19, e traz como tema “Ciência Unindo Saberes”. O evento será realizado no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, até 21 deste mês.

A abertura da Mostra vai acontecer no Teatro Universitário da Ufac. O governador do Estado, Tião Viana, e representantes de todas as instituições parcerias, como Sebrae, Sesi, Sesc, Embrapa e a própria Ufac, também participam da solenidade.

O evento terá uma extensa programação durante os três dias. Contará com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas da região, e atividades em todas as áreas do conhecimento.

Evento será no campus da Ufac até o dia 21 (Foto: Mágila Campos)
Dentre os trabalhos, destacam-se os projetos de pesquisas, que este ano, somam 243, as oficinas/minicuros somam um total de 69. Além das atividades culturais, que bateram recordes de inscrições e nesta edição 59 atrações se revezarão no palco cultural.

A Mostra é gratuita e aberta ao público em geral. A expectativa dos organizadores é que mais de 30 mil pessoas visitem os diferentes espaços da feira.

Pelo menos 30 mil pessoas são esperadas para a edição do Viver Ciência (Foto: Mágila Campos)
De acordo com o secretário de Educação, Marco Brandão, A Viver Ciência é resultado da 66ª reunião anual Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu no Acre em 2014, e que a SEE deu continuidade, fazendo com que as ações integrem o calendário acadêmico escolar do Estado.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

DJALMA BATISTA SERÁ A PRIMEIRA ESCOLA COM ENSINO EM TEMPO INTEGRAL DE TARAUACÁ

Audiência Pública em Tarauacá
Com a presença de pais, alunos, profissionais da educação, prefeitura, câmara de vereadores, sindicato da educação, núcleo estadual de educação, diretorias de ensino e gestão da secretaria de estado de educação, núcleo estadual de educação e equipe gestora, foi realizada uma Audiência Pública na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista em Tarauacá, para discutir a sua implantação como Escola de Tempo Integral em 2018. O evento aconteceu as 9 horas desta quinta feira (13) no auditório da escola. 

Autoridades presentes
Presentes na audiência, Professora Rúbia Cavalcante (palestrante), Diretora de Ensino da SEE, representando o Secretário de Educação Professor Marcos Brandão,  Professora Rosália da Paz, Diretora de Gestão da SEE, Professora Francisca Aragão Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, Professor Rosenir Arsênio, Secretário Municipal de Educação, Professor e Vereadora Lauro Benigno, Presidente do Sinteac, Professora, Vereadora Janaina Furtado, representando a Câmara Municipal e Professor José Ivonaldo Diretor da Escola Djalma Batista, representando toda a comunidade escolar.  

Professora Rúbia Cavalcante - Palestrante
Após cada representante fazer uma saudação ao público e falar sobre o tema, a professora Rúbia fez uma detalhada explanação sobre a implantação do ensino de tempo integral nas escola do Acre, usando sempre como referência as experiências vivenciadas por algumas escola em Rio Branco, que em 2017 já deram início a esse processo. Em seguida respondeu todos os questionamentos feitos pelos alunos, profissionais da educação e comunidade presente. 

Comunidade compareceu em massa
O programa de fomento ao ensino médio integral foi anunciado pelo governo federal, junto com a medida provisória de reforma do ensino médio.

Um dos pontos da nova medida, que altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), determina que a carga horária mínima anual do ensino médio, atualmente de 800 horas, “deverá ser progressivamente ampliada, no ensino médio, para 1.400 horas”, ou seja, em tempo integral.

Somente este ano sete escolas no Acre adotaram o sistema de dois turnos, nesta primeira fase, num investimento de R$ 28 milhões, dos quais R$ 7 milhões são da contrapartida do governo federal e outros R$ 21 milhões, de recursos próprios do governo do Estado do Acre.

A previsão é que escolas localizadas nos municípios, entre elas a Djalma Batista, passem a funcionar em tempo integral no ano que vem, onde o aluno entrará às 7h30 da manhã, saindo somente às 17 h, e tendo direito a três refeições diárias.

A escola Djalma Batista conta atualmente com 1000 alunos em três turnos. O número de alunos para o próximo ano ainda está sendo estudado. O ensino Integral é aguardado com expectativa por toda a comunidade escolar. 

E para garantir as condições de funcionamento da escola Djalma Batista em tempo integral, o governo do Estado também fará a sua parte reformando e ampliando os espaços onde os alunos passarão a ter o ensino a partir dessa nova metodologia, fazendo adequações como por exemplo construção de novos banheiros com chuveiros, vestiários, ampliação de salas, crianção de novas salas e acessibilidade, e aquisição de equipamentos, são alguns desses investimentos.

Dentro da nova proposta, a centralidade do modelo é o jovem e o seu projeto de vida, conforme explica a professora Rúbia Cavalcante. “Esse modelo leva em conta uma formação acadêmica de excelência, uma formação para a vida e de competências para o século XXI”, disse.

Essa matriz curricular proposta está dentro da nova visão de educação que leva em conta uma base nacional comum, com componentes curriculares obrigatórios e uma parte diversificada, onde haverá disciplinas eletivas, práticas experimentais e estudos orientados.

Fotos: 

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

DIRETOR JOSÉ IVONALDO VAI AO RÁDIO CONVIDAR COMUNIDADE PARA PARTICIPAR DO DEBATE SOBRE ENSINO DE TEMPO INTEGRAL.

Diretor José Ivonaldo Benigno
O Diretor Professor Ivonaldo Benigno, foi até a Rádio Comunitária Nova Era FM nesta quarta feira, 13 de setembro, reforçar o convite para que a comunidades tarauacaense participe da Audiência Pública que será realizada na quadra da escola nesta quinta feira (14), às 9 horas, para a discussão dobre a implantação do Ensino de Tempo Integral na Escola Estadual de Ensino Médio Djalma Batista. Ivonaldo disse que todos devem participar da discussão para que se compreenda melhor esse processo e que a decisão seja conjunta. "É um momento importante para a educação em Tarauacá e estamos convidando todos para que juntos possamos compartilhar a discussão e a decisão", afirmou o diretor.



A audiência contará com a presença do membros da secretaria, representantes do núcleo de educação, direção da escola, pais, estudantes e servidores (professores e administrativos). Serão convidados, ainda, profissionais da educação e membros da sociedade civil organizada.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA (14), VAI DEBATER ENSINO INTEGRAL NA DJALMA BATISTA.


A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) vai realizar na próxima quinta feira, 14 de setembro, às 9 horas,  uma audiência pública para debater com a comunidade escolar e a sociedade civil tarauacaense, a implantação do Ensino de Tempo Integral na Escola Estadual Djalma da Cunha Batista. O encontro acontecerá na quadra de esportes da unidade. 

A audiência contará com a presença do membros da secretaria, representantes do núcleo de educação, direção da escola, pais, estudantes e servidores (professores e administrativos). Serão convidados ainda profissionais da educação e membros da sociedade civil organizada. 

Para o Secretário Estadual de Educação Professor Marcos Brandão, a implantação da escolas de tempo integral irá se aproximar da realidade dos alunos. “Essa nova escola terá o foco central no projeto de vida dos alunos, no seu protagonismo, além de uma formação de excelência”, disse.

A Escola Djalma Batista passá a oferecer ensino integral por ter a infra estrutura mínima necessária, ou seja, pelo menos dez salas de aula, auditório e quadra esportiva. “Depois virão as reformas, como aumentar banheiros e criar laboratórios”, explicou o secretário.

“Uma das regras da escola em tempo integral é a perfeita convivência entre todos os setores da comunidade escolar, como a gestão, professores, técnicos de apoio, alunos e até os pais, que fazem parte do acolhimento que a gente faz dentro dessa nova escola”, afirmou.

O diretor da Escola Djalma Batista Professor José Ivonaldo Benigno, disse que a comunidade escola restá ansiosa, porém esperançosa de que as mudanças deverão servir para melhoras cada vez mais a qualidade da educação oferecida aos nossos jovens. "Vamos mobilizar toda a nossa comunidade para esse encontro que acreditamos que será muito esclarecedor", destacou.

DESTAQUE

  EDITAL DE CONVOCAÇÃO     ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA                         O Presidente da Federação Acreana de Basketball (F...